A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece ao povo de Penedo o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), inovação do Programa Melhor em Casa que leva assistência médica e outros cuidados aos pacientes, em sua residência.
O serviço é direcionado para pessoas que precisam de acompanhamento mais intensivo e contínuo, mesmo depois de sairem da internação hospitalar.
O SAD realizado pela Secretaria de Saúde de Penedo é feito por equipe interdisciplinar, trabalho que reduz o retorno do paciente ao hospital, entradas na UPA e internações prolongadas.
Além dos benefícios diretos ao paciente, o programa também implica na desocupação de leitos hospitalares. Agora, a gestão Crescendo Com Seu Povo amplia a assistência.
“Iniciamos o trabalho de visitar usuários que já foram assistidos pelo Melhor em Casa para saber como estão atualmente, se estão inseridos em alguma rede de cuidados e atendem a continuidade das nossas orientações”, explica a Diretora do Serviço de Atenção Domiciliar da SMS, Rochana Cedro, sobre a evolução do Melhor em Casa.
A primeira visita do SAD Pós-Alta aconteceu na última quinta-feira, 20 de fevereiro, quando a equipe visitou Dona Nildete, uma das primeiras pacientes atendidas pelo programa.
Ela disse que tem ótimas lembranças das visitas da equipe de saúde. “Gosto muito dessa equipe, ela é maravilhosa”, afirmou, citando as visitas regulares das profissionais de saúde e como se sente bem acolhida. “Pra mim, vocês são a melhor coisa que aconteceu na minha vida. E se eu puder escolher, vou continuar no SAD”.
“O primeiro SAD Pós-Alta foi um sucesso, atingindo todos os objetivos estabelecidos. Essa iniciativa reflete o nosso compromisso em oferecer cuidados contínuos e personalizados, assegurando a saúde e bem-estar aos pacientes, mesmo após a alta domiciliar”, ressalta Rochana.
O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). É necessário residir no município e ter um ambiente domiciliar seguro e minimamente adequado.
Texto Gabriela Flores – jornalista SMS
Fotos Mirelly Barbosa – social midia SMS