Cuidar da saúde das crianças e adolescentes é uma prioridade para a Prefeitura de Penedo. Nesta terça-feira (27), a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) reuniu-se com conselheiros tutelares e diretores das escolas públicas municipais para discutir demandas voltadas para a infância e adolescência.

O primeiro encontro teve como temática a realização de ações de vacinação para manter a Caderneta de Vacinação dos estudantes atualizada. A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, falou da importância da escola como agente incentivador da vacinação e conta com o apoio dos diretores.

“Todos os anos criamos estratégias para podermos vacinar cada vez mais crianças e adolescentes. Já nos reunimos com as Secretarias de Educação e de Assistência Social para fazermos uma ação conjunta, ampliando nosso alcance, e com apoio dos diretores e conselheiros tutelares, vamos conseguir bater nossas metas e manter as crianças imunizadas”, afirma Waninna Mendonça.

Em seguida, a Secretária de Saúde se reuniu com os conselheiros tutelares de Penedo para tratar de temas como o fluxo de atendimento e protocolos relacionados à assistência de menores de idade na rede pública municipal, incluindo a realização de exames e acompanhamento psicossocial.

“O Conselho Tutelar sozinho não funciona. Ele tem que trabalhar com a rede, a Assistência Social, a Saúde, CRAS e a população. Hoje conseguimos alinhar as demandas da saúde, conversamos com a Secretária Waninna e reafirmamos a nossa parceria com a SEMS. Saímos daqui com mais tranquilidade e sabendo que podemos contar com a equipe da saúde”, declarou a conselheira tutelar Simone Idalino.

Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social midia SEMS Penedo