Prefeitura de Penedo acolhe e direciona mais cinco pessoas em situação de rua

Antes de completar dois meses de 2024, 29 atendimentos foram realizados e 15 pessoas já foram acolhidas e direcionadas para unidades da Rede Acolhe

Em uma iniciativa de bastante determinação e foco, a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) deu mais um passo no combate à vulnerabilidade social nas ruas da cidade.

No comércio de Penedo, ao lado do Ki-Barato Supermercado, um grupo de pessoas em situação de rua tem sido o foco de uma operação especial de acolhimento e realocação, trazendo alívio e esperança tanto para essas pessoas quanto para os penedenses.

Recentemente, a presença dessas pessoas, que além de praticamente morarem nas ruas, se envolviam com o abuso de álcool e drogas, tornou-se um desafio para os cidadãos de Penedo. Alguns desses indivíduos chegaram a cobrar dinheiro para “cuidar” dos veículos estacionados no centro, com ameaças e danos à propriedade daqueles que se recusavam a pagar. A resposta da SEMASDH a essa situação foi imediata e multifacetada, abrangendo não apenas a segurança, mas também o acolhimento social.

Prefeito em exercício, João Lucas, se reunindo com agentes da Guarda Patrimonial.

Em uma reunião na Câmara de Penedo no dia 06 de fevereiro, que contou com a presença de vereadores, representantes da prefeitura, forças públicas de segurança (PM e PC), SindiLojas Penedo, e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram discutidas estratégias para enfrentar este desafio. Uma das medidas adotadas foi a implementação de um ponto de apoio da Guarda Patrimonial Municipal no local problemático, medida que gerou resultados positivos de imediato.

Contudo, a atuação da gestão Penedo Crescendo Com Seu Povo vai além da segurança. A Secretaria de Assistência Social tem realizado buscas ativas por essas pessoas, oferecendo-lhes uma chance de recomeço. Nesta quinta, 22 de fevereiro, mais cinco indivíduos foram retirados das ruas de Penedo e encaminhados para a rede Acolhe em Arapiraca. A próxima etapa para eles será a realocação para casas de acolhimento em outras cidades, onde terão acesso a recursos e apoio para reconstruírem suas vidas.

Esta ação da SEMASDH é um exemplo claro de que a Prefeitura de Penedo está comprometida não apenas com a ordem pública, mas também com a dignidade humana e a reinserção social. “Nossa missão vai além de oferecer um teto,” afirma a secretária Ana Teresa Koenigkan Vieira Machado Lopes. “Queremos proporcionar esperança e novas oportunidades para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.” Finalizou a gestora da pasta.

Somente neste ano de 2024, quinze pessoas receberam o acolhimento especializado da Assistência Social. Isso mostra que o trabalho é contínuo e exige foco e determinação, visando sempre o bem da comunidade em geral como também das pessoas em vulnerabilidade social.

Imagens: SEMASDH

A Prefeitura de Penedo segue firme no seu compromisso de desenvolver ações inclusivas e eficazes, lutando por uma sociedade mais justa e solidária. A comunidade penedense pode contar com um governo que trabalha incessantemente pelo bem-estar de todos os seus cidadãos, independentemente de sua situação atual.

SECOM/PMP