Semana da Prevenção da Gravidez na Adolescência começa em Penedo com palestras em escola

Assessoria SEMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) está orientando estudantes das escolas de Penedo sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência, campanha educativa de âmbito nacional que também orienta sobre medidas para diminuir a incidência da gravidez precoce.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestação nesta faixa etária pode causar complicações maternas, fetais e neonatais, e trazer danos para a mãe e ao bebê.

“A adolescência não é um momento para a gestação porque existem vários fatores de risco para a mãe e o bebê. E durante toda essa semana nós vamos apresentar esse alerta, acrescentando informações sobre métodos contraceptivos e que a prevenção é muito importante para evitar uma gravidez indesejada”, afirma a enfermeira Marcela Nunes Costa Lopes.

O trabalho de orientação da Secretaria Municipal de Saúde teve início nesta segunda-feira, 20, para alunos e alunas da Escola Estadual João Valeriano, com informações da equipe da Unidade de Saúde da Família do Gabriel 04.

Além das unidades de ensino, as informações sobre prevenção da gravidez na adolescência também acontece nos postos de saúde da SEMS, cronograma cujo calendário está abaixo da notícia.

“Tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral aos adolescentes proporciona o exercício da vida sexual e reprodutiva, com base em valores e comportamentos responsáveis. São diversos fatores que concorrem para a gestação na adolescência, no entanto, a desinformação e o uso inadequado de contraceptivos são os principais motivos”, explica diretora de Atenção Primária da SEMS, Monike Souza Nunes Damasceno.

Cronograma da Semana da Prevenção da Gravidez na Adolescência em Penedo

Dia 20 – Escola Estadual João Valeriano

Dia 21 – Posto de saúde Palmeira Alta

Dia 22 – Posto do Centro, Oiteiro, Raimundinho, Cohab, Sesi e Escolas Municipais Irmã Jolenta, Santa Luzia e Costa Mangabeiras