Prefeitura de Penedo atualiza cadastro de imóveis com imagens e georreferenciamento

Investimento da gestão Ronaldo Lopes vai melhorar serviços e agilizar atendimento ao público

Secom PMP

O Prefeito Ronaldo Lopes trabalha para tornar a Prefeitura de Penedo mais ágil e menos burocratizada, melhorando a prestação dos serviços à população e as condições de trabalho para o servidores.

Com investimentos em tecnologia digital e capacitação do funcionalismo, a gestão Penedo, Crescendo Com Seu Povo aprimora o funcionamento da máquina estatal, em sintonia com as inovações disponíveis.

Uma das metas é disponibilizar, para a população e servidores, todos os procedimentos burocráticos de forma virtual, eliminando custos com papel e ampliando o atendimento para todos.

Os avanços ocorrem em diversos setores da Prefeitura de Penedo, inclusive agora, com o georreferenciamento dos imóveis pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ).

Enquanto você lê essa notícia, um veículo equipado com câmeras digitais registra imagens, utilizando as vias públicas da área urbana, dados que estão sendo inseridos no banco de dados da SEMFAZ.

O cadastro mais recente foi realizado em 1997, arquivo defasado que precisa da atualização que via gerar maior celeridade para o setor de tributos do município, inclusive com solução imediata para determinadas demandas da população.

“Com o serviço de georreferenciamento, vamos atualizar nossos cadastros e melhorar o atendimento à comunidade. Teremos dados precisos dos imóveis, incluindo vista panorâmica das imagens para a certificação da informação. Hoje, nós fazemos a localização através de busca em arquivos do BCI (Boletim de Cadastro de Imóveis), acervo antigo e desatualizado”, explica Fernandes Antônio Costa, Diretor de Tributos da SEMFAZ.

Outra vantagem do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Penedo por meio de empresa especializada é a agilidade na prestação dos serviços.

“Todos os dias nós recebemos algum tipo de solicitação relacionada com imóveis. Por isso, temos um cronograma de vistoria que realizamos três dias por semana. Com os dados georreferenciados e as imagens inseridas em nosso sistema, o serviço será feito no momento do atendimento ao cidadão”, conclui Fernandes Costa.

Texto Fernando Vinícius – jornalista Secom PMP