Gestão de Resíduos Sólidos é tema de capacitação realizada pela SEMARH Penedo

Decom/PMP

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) da Prefeitura de Penedo trabalha para a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos em todo município.

Com objetivo de desenvolver a nova política pública, a gestão Crescendo Com Seu Povo promove capacitações para agentes públicos municipais, trabalho feito em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae .

Durante esses encontros são abordados temas como a realização da coleta seletiva dos resíduos sólidos, citando como exemplo a implantação do modelo em outros municípios que trabalham com cooperativas de reciclagem, integradas por catadores de diversos materiais.

Na capacitação ocorrida no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), nesta quarta-feira (6), a Coordenadora de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL), Elaine Melo, abordou a gestão de resíduos sólidos e a implantação da coleta seletiva em Penedo.

Por definição, a coleta seletiva é um mecanismo de recolhimento dos resíduos sólidos, material classificado de acordo com seu tipo e depositado em containers indicados por cores.

Esse podem ser resíduos orgânicos ou recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros. Os resíduos não recicláveis são chamados de rejeitos e têm como destino os aterros sanitários. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino específico.

Resíduos Sólidos

Integrando o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Sul de Alagoas, a implantação da gestão de resíduos sólidos em Penedo tem um papel fundamental para a politica de meio ambiente do município.

De acordo com Elaine Melo, a coleta seletiva de resíduos sólidos é primordial para a implantação de uma cooperativa de reciclagem, projeto esse desenvolvido no município por meio da SEMARH Penedo.

A Coordenadora de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos destacou o planejamento que deve ser adotado para que a coleta seletiva de resíduos sólidos possa ser implantada com sucesso, devendo ocorrer a integração de todos os setores da administração pública municipal.

“Existem diversos modelos de coleta seletiva que podem ser adotados pelos municípios. A Coleta seletiva é um serviço público que contribui também com a inclusão social e deve contar com a participação das secretarias municipais no processo”, explica a coordenadora.

Por Thiago Sobral- jornalista Decom/PMP