Semarh Penedo realiza visita técnica a cooperativa de reciclagem

Thiago Sobral-jornalista Decom (PMP)

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Prefeitura de Penedo, realizou nesta segunda-feira (25), uma visita técnica à Ascamare – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José, localizada no município de Coruripe.

O objetivo da visita é conhecer a estrutura interna de uma cooperativa do gênero, visando a implantação em Penedo.

De acordo com o Gerente de Licenciamento e Fiscalização da Semarh, Walberto da Silva, a equipe técnica da secretaria está visitando cooperativas de reciclagem no Estado de Alagoas e formulando o projeto que deverá ser implantado pela Prefeitura de Penedo.

Ele citou o trabalho realizado nesses locais como exemplo para resolução de um dos problemas graves a nível mundial na atualidade, que é a questão do lixo.

Com a criação de cooperativas de reciclagem, o volume de material que é enviado aos aterros sanitários é reduzido, contribuindo também com a limpeza urbana em sua totalidade.

Ascamare

A cooperativa de reciclagem localizada em Coruripe tem como presidente o ex-catador de lixo Carlos Guilherme de Souza Santos.

No local trabalham 12 pessoas que realizam diversas atividades, a exemplo da coleta de material em alguns locais da cidade e a separação dos itens, entre eles: plásticos, metais ou papelão e a operação da prensa mecânica, na qual os materiais são inseridos para compactação.

Presidente da cooperativa Ascamare em Coruripe

De acordo Carlos Guilherme a cooperativa já existe há 13 anos. Porém, após o fechamento dos lixões em Alagoas, os catadores passaram a trabalhar em um galpão próprio, no qual cada um consegue uma média de um salário mínimo mensal de renda.

“Temos uma equipe que percorre as ruas à procura de material reciclável e também trabalhamos em conjunto com os moradores que se sensibilizaram com a questão da coleta seletiva do lixo e nos entregam os materiais separados. Atualmente 100 casas já colaboram conosco e colaram o adesivo de identificação em suas portas”, explicou Carlos Guilherme.