Vídeo: SEMED Penedo acompanha alunos da Educação Especial durante ensino on-line

Aluno da modalidade Educação Especial Samuel recebe visita da Assistente Social da SEMED Penedo

Decom PMP

Com o ano letivo 2021 sendo realizado no formato on-line, por conta da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED)  da Prefeitura de Penedo oferta acompanhamento especializado para estudantes da Educação Especial.

A atenção diferenciada a esses alunos visa assegurar seu direito à educação, com as adaptações necessárias por conta da pandemia de Covid-19 e a participação de professores auxiliares, intérpretes de Libras e especialistas em Braille, promovendo o processo ensino/aprendizagem, mesmo sem as aulas presenciais.

De acordo com a SEMED Penedo, dos 8.223 alunos matriculados neste ano, 225 necessitam de atendimentos educacionais especiais, grupo distribuído em 23 das 29 unidades de ensino da rede pública municipal.

Segundo a Coordenadora de Educação Especial da SEMED Penedo, Isabel Trajano, a pasta dispõe de mais de 80 profissionais especialistas nessa modalidade educacional, entre intérpretes de Libras, especialistas em Braile, cuidadores e auxiliares da educação especial.

Todos esses profissionais, junto como professor titular da sala e a equipe pedagógica da SEMED, planejam e executam as atividades em sala de aula, visando o desenvolvimento e a interação dos alunos com os demais colegas da turma.

“Diante da pandemia de Covid-19 que assolou o mundo, as aulas ocorrem em formato on-line, ocorrendo por meio de atividades pedagógicas não presenciais. Para isso são utilizados ferramentas como whatsapp, vídeo chamadas educativas, apostilas com atividades impressas adaptadas às necessidades dos alunos e entregues nas residências, sempre respeitando as limitações e necessidades desses alunos”,  explicou a Coordenadora da Educação Especial.

A entrega  do conteúdo das aulas e atividades que devem ser feitas pelos alunos, na residência do estudante, ocorre para os que não tem acesso à internet e/ou apresentam impedimento da retirada do material no estabelecimento de ensino.

Canal no Youtube

Um dos alunos da modalidade Educação Especial acompanhado pela SEMED Penedo é o jovem Samuel Marques Rocha Lisboa, de 17 anos.

O aluno da Escola Municipal Santa Luzia possui deficiência motora e fala com dificuldade. Ele recebe acompanhamento constante da professora auxiliar, que leva o material didático em sua casa e monitora seu aprendizado durante as aulas on-line.

Samuel também é acompanhado pela assistente social Greice Kely dos Santos.

Para estimula-lo ainda mais e divulgar sua rotina de estudos para que outros alunos também possam ser motivados, a mãe de Sanuel, Elen Marques Rocha e outros familiares criaram um canal na plataforma de vídeos YouTube.

 

Em seu canal de vídeos são mostrados momentos da rotina do jovem, incluindo o dia-a-dia das aulas on-line e o conteúdo aprendido durante esses momentos.

Para  a Coordenadora de Educação Especial da SEMED Penedo, Isabel Trajano, Samuel se destaca pela participação e interesse nas atividades escolares, sendo seus pais muito participativos e presentes na vida escolar do aluno.

De acordo com Elen Marques Rocha, com a criação de seu próprio canal de vídeos, Samuel pode se comunicar e interagir com outros estudantes e internautas, se tornando ainda mais dedicado e interessado no aprendizado.

“Agradeço a Secretária de Educação de Penedo pelo acompanhamento do meu filho Samuel, que recebe toda atenção necessária para o desenvolvimento de suas atividades escolares. Acompanhamento esse que já ocorria durante as aulas presenciais e que foi continuado, mesmo com a pandemia”, destacou a mãe do aluno.

Por: Thiago Sobral- jornalista Decom/ PMP

Vídeo Ricardo Alves – Decom PMP