Secretaria de Saúde de Penedo divulga Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (29)

1016 pessoas foram vacinadas até o momento,  entre trabalhadores da saúde e idosos acima de 85 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde-SEMS da Prefeitura de Penedo divulgou nesta sexta-feira (29), os números atualizados sobre a pandemia de Covid-19 no município, dados esses contidos no Boletim Epidemiológico divulgado diariamente.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, 50 pessoas estão sendo monitoradas em Penedo, com 04 casos sendo são considerados suspeitos, pois aguardam exame PCR- Proteína C Reativa.

Apontando também que 1819 casos foram descartados, após constatado não serem Covid-19 e 25 pessoas morreram em virtude da pandemia.

Com relação ao total de casos confirmados, o número é de 2024 ocorrências, referentes a contabilização dos casos desde março de 2020, período em que foram registrados os primeiros números em Penedo.

Desse total, 1817  pessoas se recuperaram da doença, após passarem pelos cuidados médicos.

A professora Madalena Reis e sua filha Teresa Guedes na Central da Vacinação contra Covid-19 de Penedo (Foto Deywesson Duarte/Decom PMP)

Vacinação

Foram vacinados nesta sexta-feira (29), 69 idosos, com doses administradas na Central de Vacinação de Penedo contra Covid-19, localizada na Escola Estadual Ernani Mero, Praça Largo de Fátima, Bairro Santa Luzia e também por meio da busca ativa dos idosos acamados, nas zonas urbana e rural de Penedo.

O placar de vacinação contabiliza até o momento 1016 vacinados, entre trabalhadores da saúde e idosos acima de 85 anos.

Unidade de Referência em Síndromes Gripais

Na Unidade de Referência em Síndromes Gripais durante esta sexta-feira (29), ocorreram 62 atendimentos, com a realização de 28 testes rápidos, que resultaram em 18 diagnósticos positivos e 10 negativos.

A Prefeitura de Penedo informa também que a Unidade de Síndromes Gripais localizada na Avenida Wanderlei, nas proximidades do trevo da “Toca do Índio”, está funcionando de Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h. Devendo a população procurar o centro especializado ao sentirem os primeiros sintomas de Covid-19.

Além disso também alerta a população penedense para a importância da manutenção do distanciamento social como medida preventiva, da mesma forma que o uso de máscaras e a adoção de medidas de higiene, a exemplo de lavar corretamente as mãos e utilizar álcool 70%.

Centro de Síndromes Gripais de Penedo funciona de Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h

Casos por localidades

O Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (29),  também mostra o número de casos por localidade.

Na frente da contabilização está o Bairro Dom Constantino com 654 casos, situação que se mantém desde o início da pandemia. Logo em seguida está o Bairro Santa Luzia com 338 e o Centro da cidade com 303.

Também na zona urbana, porém com menor número de casos de Covid-19 estão os bairros Santa Cecília (Matadouro) com 19 casos; Santa Isabel (Cacimbinhas), com 83 casos; Santo Antônio (Barro Vermelho), com 80 casos; Senhor do Bonfim (Oiteiro), com 172 casos e Raimundo Marinho, com 186 casos.

Na zona rural de Penedo, o povoado com maior número de casos é a Cooperativa, área que inclui os dois núcleos do povoamento com 55 casos, estando logo atrás o Tabuleiro dos Negros com 54 casos, logo em seguida porém um pouco abaixo em número de casos está o Povoado Palmeira Alta com 36 casos.

Já os povoados que registram o menor numero de casos são: Povoado Santa Margarida, com 21 casos; Povoado Capela,  com 13 casos e Povoado Ponta Mofina, com 10 casos.