Programas da Prefeitura de Penedo

Conheça os programas próprios da gestão Penedo, Crescendo com Seu Povo:

Programa Meu Bairro Melhor – Impulsionando comunidades, transformando vidas. Lançado em abril de 2021, o Programa Meu Bairro Melhor é uma iniciativa abrangente da Prefeitura de Penedo, dedicada a aprimorar a qualidade de vida em cada bairro e povoado. Através de ações coordenadas entre diversas secretarias, são realizadas obras e melhorias, tais como iluminação pública, revitalização de espaços comunitários, incentivo à sustentabilidade e muito mais. O programa visa criar uma cidade mais acolhedora e próspera, proporcionando um ambiente seguro e agradável para todos os cidadãos penedenses.

Programa A Praça é Nossa: Eu Curto, Eu Cuido – Transformando praças em espaços renovados para todos desfrutarem Lançado em junho de 2021, o Programa A Praça é Nossa: Eu Curto, Eu Cuido, conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tem como propósito revitalizar as praças públicas de Penedo, criando ambientes renovados e convidativos para a população penedense. Através de investimentos com recursos próprios do município, são realizadas intervenções que incluem a instalação de novos brinquedos infantis, a colocação de bancos confortáveis, a renovação das pinturas e outras melhorias. O programa busca transformar as praças em espaços agradáveis, onde as pessoas possam desfrutar de momentos de lazer, convívio social e contato com a natureza, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida de todos os munícipes.

Programa Penedo Mais Iluminada – Iluminando caminhos, preservando recursos Lançado em fevereiro de 2021, o Programa Penedo Mais Iluminada, sob a responsabilidade da Superintendência de Iluminação Pública, tem como objetivo principal assegurar que a cidade e os povoados estejam completamente iluminados com tecnologia LED. Esse programa ambicioso busca a substituição de lâmpadas convencionais por iluminação em LED, oferecendo uma série de benefícios à população. Além de proporcionar uma iluminação mais eficiente e brilhante, o LED é conhecido por sua economia de energia e maior durabilidade, reduzindo assim os gastos municipais e os problemas recorrentes de queima de lâmpadas. Com o Programa Penedo Mais Iluminada, a cidade se tornará um ambiente mais seguro, acolhedor e sustentável, iluminando os caminhos e valorizando o bem-estar de todos os penedenses.

Bolsa Auxílio Permanência – Fortalecendo a educação e a economia local
Lançado em maio de 2021, o programa Bolsa Auxílio Permanência, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, faz parte de um dos principais programas de distribuição de renda do município. Esse programa tem como objetivo fornecer um cartão de auxílio para cada aluno matriculado na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Com o cartão, os estudantes têm acesso mensal a um crédito de R$100 para serem utilizados em compras nos estabelecimentos comerciais credenciados pelo município. Essa iniciativa não apenas auxilia os estudantes em suas necessidades básicas, mas também impulsiona a economia local, ao incentivar o consumo nos comércios da região. O Bolsa Auxílio Permanência é uma forma de investir na educação e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento econômico sustentável, beneficiando tanto os estudantes quanto a comunidade empresarial de Penedo.

Programa Mesa Cheia – Alimentando vidas, fortalecendo comunidades
Lançado em outubro de 2022, o programa Mesa Cheia é uma iniciativa solidária da Prefeitura de Penedo, que tem como objetivo fornecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim como o Bolsa Auxílio Permanência, esse programa concede um cartão para cada beneficiário, proporcionando um auxílio mensal de R$100. O cartão pode ser utilizado exclusivamente em estabelecimentos comerciais credenciados pelo município, permitindo que as pessoas adquiram alimentos e itens essenciais para garantir uma mesa cheia e nutritiva. O programa Mesa Cheia não apenas visa suprir necessidades básicas de alimentação, mas também fortalecer as comunidades, promovendo a inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento local. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Penedo demonstra seu compromisso em combater a fome e promover a dignidade e o bem-estar de todos os munícipes em situação de vulnerabilidade.

Castra Pet – Protegendo e cuidando dos animais de forma gratuita, o programa Castra Pet, lançado em maio de 2022, oferece serviços veterinários completos para cães e gatos de pessoas carentes em Penedo. Através de um ônibus equipado com aparelhos especializados em castração animal, o programa realiza a castração dos pets, visando reduzir doenças e o aumento descontrolado da população animal de rua. Além disso, são realizados exames e disponibilizados medicamentos e doação de rações, caso necessário, proporcionando cuidados abrangentes e promovendo a saúde e o bem-estar dos animais de estimação da comunidade. O Castra Pet demonstra o compromisso do município em proteger os animais e promover a conscientização sobre a importância da responsabilidade social no cuidado com os pets.

Expresso Saúde – Levando assistência médica e odontológica a todos os cantos. Lançado em janeiro de 2023, o programa Expresso Saúde é uma iniciativa pioneira que visa fornecer serviços médicos e odontológicos para comunidades remotas e desassistidas de Penedo. Com um investimento de aproximadamente novecentos mil reais provenientes de recursos destinados pelo Senador Renan Calheiros, o programa adquiriu uma unidade móvel adaptada para funcionar como um posto de saúde móvel, oferecendo todos os serviços disponíveis em uma unidade fixa. Esse avanço no Programa Saúde Por Todo Canto, lançado durante a gestão de Guilherme Lopes na Secretaria de Saúde, garante agilidade e acesso à assistência médica e odontológica de qualidade, levando cuidados de saúde essenciais diretamente às famílias residentes em povoados menores e mais distantes, garantindo assim uma maior equidade e abrangência no atendimento de saúde na cidade de Penedo.

Saúde por Todo Canto – Levando cuidados de saúde à zona rural de Penedo. O programa Saúde por Todo Canto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), é uma iniciativa direcionada aos moradores da zona rural de Penedo. Em resposta à demanda reprimida por serviços de saúde decorrente da pandemia de Covid-19, o programa implementa ações itinerantes para atender o público em geral. O Saúde por Todo Canto descentraliza serviços essenciais, como exames laboratoriais, consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação contra Covid-19, combate ao mosquito Aedes aegypti, treinamentos de primeiros socorros e ações educativas. Essa abordagem busca suprir a carência de procedimentos de saúde na região rural, proporcionando acesso facilitado aos cuidados necessários para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores de Penedo.

Educação Avança – Promovendo o progresso educacional em Penedo. O programa Educação Avança, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), engloba uma série de ações estratégicas para impulsionar o sistema educacional em Penedo. Por meio de investimentos significativos, o programa visa proporcionar mais comodidade aos alunos, implementando medidas tecnológicas como a contratação do Trakto Edu e a adoção do Google for Education, além da aquisição de Chromebooks para estudantes e professores. Além disso, o programa abrange a construção de novas escolas e a realização de reformas em unidades escolares tanto na cidade quanto na zona rural, garantindo espaços de aprendizagem adequados e estimulantes. Com o Educação Avança, a Prefeitura de Penedo demonstra seu compromisso em promover o avanço educacional, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para um ensino de qualidade e preparando-os para um futuro promissor.

O Selo de Qualidade da Vigilância Sanitária é um reconhecimento concedido pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com o Sebrae. A iniciativa valoriza as empresas instaladas na cidade que atendem às normas sanitárias, incluindo medidas específicas relacionadas à pandemia de Covid-19. O Selo de Qualidade é uma forma de reconhecer publicamente o compromisso dessas empresas em garantir a segurança e o bem-estar dos seus clientes, promovendo um ambiente saudável e seguindo as diretrizes sanitárias estabelecidas.

Pavimenta Penedo – Transformando ruas e povoados com infraestrutura de qualidade
Lançado em abril de 2023, o programa Pavimenta Penedo é uma iniciativa da Prefeitura de Penedo que visa melhorar a infraestrutura da cidade por meio da pavimentação de dezenas de ruas, tanto na área urbana quanto nos povoados. Utilizando recursos próprios do município e/ou com convênios com o Governo do Estado de Alagoas, o programa abrange não apenas a pavimentação, mas também obras de drenagem, calçadas com acessibilidade e meio-fio. O objetivo é proporcionar uma mobilidade mais segura e confortável para os moradores, além de valorizar as comunidades, promovendo uma melhor qualidade de vida para todos os penedenses. O Pavimenta Penedo é um passo importante no desenvolvimento e no progresso da cidade, criando um ambiente urbano mais moderno e acessível.

Vacina no Braço Pão na Mão – Levando a imunização até você. Lançado em maio de 2023, o programa Vacina no Braço Pão na Mão, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Penedo, tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal contra a gripe Influenza (H1N1) de forma inovadora. Através do “carro da vacina”, equipes de saúde percorrem os bairros da cidade a partir das 17h30, proporcionando facilidade de acesso à imunização para a população. Com essa abordagem móvel e horários estendidos, o programa visa garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de receber a vacina, assegurando a saúde da comunidade e o controle da doença.

Melhorias Habitacionais – Construindo lares dignos para a população penedense em vulnerabilidade social. Criado em abril de 2022, o programa de Melhorias Habitacionais, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem como objetivo aprimorar as condições de moradia das pessoas em situação de vulnerabilidade em Penedo. Por meio desse programa, são realizadas construções de banheiros em residências que não possuem essa estrutura essencial, além de reparos na infraestrutura das casas. O programa visa proporcionar uma moradia digna e segura para essas famílias, abrangendo não apenas bairros, mas também alguns povoados de Penedo. Utilizando recursos próprios da Prefeitura de Penedo, essa iniciativa demonstra o compromisso em garantir condições de vida adequadas para a população penedense, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida de todos os seus cidadãos.

Penedo Limpa com Coleta Seletiva – Promovendo a educação e sustentabilidade
Lançado em setembro de 2021, o programa Penedo Limpa com Coleta Seletiva tem como objetivo conscientizar e educar a população sobre a importância da coleta seletiva na cidade. Em parceria com órgãos como o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Recicla Penedo, o programa visa instalar pontos de Entrega Voluntária (PEV) em locais estratégicos para o recolhimento de resíduos recicláveis.

Através desse programa, a Prefeitura de Penedo busca promover a separação correta dos resíduos sólidos, incentivando a população a contribuir para a preservação do meio ambiente e a redução do impacto ambiental. Através da educação e conscientização, o Penedo Limpa com Coleta Seletiva busca envolver toda a comunidade, desde os moradores até empresas e instituições, na prática da coleta seletiva e no descarte responsável de materiais recicláveis. Dessa forma, o programa visa criar um ambiente mais limpo, saudável e sustentável em Penedo, onde a preservação do meio ambiente seja uma prioridade para todos.

Esporte da Gente – Fomentando a prática esportiva e a qualidade de vida
Lançado em janeiro de 2023, o programa Esporte da Gente é uma iniciativa da Prefeitura de Penedo que visa promover a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida da população. Através do uso de recursos próprios, o programa tem como objetivo revitalizar ou construir espaços adequados para a prática de esportes, como quadras poliesportivas e áreas destinadas a modalidades como futvôlei e vôlei.

O Esporte da Gente busca criar ambientes propícios para a prática esportiva, proporcionando opções de lazer e promovendo a saúde e o bem-estar dos penedenses. Ao revitalizar ou construir locais apropriados, a Prefeitura de Penedo incentiva a participação ativa da população em atividades esportivas, contribuindo para o desenvolvimento físico, social e emocional dos indivíduos.

Bolsa Atirador – Apoio aos jovens atiradores de Penedo
Criado em março de 2023, o programa Bolsa Atirador, promovido pela Assistência Social, tem como objetivo conceder um auxílio financeiro mensal de R$100 para cada atirador do Tiro de Guerra de Penedo. Reconhecendo que muitos desses jovens necessitam desse suporte para suas despesas, incluindo deslocamento e adequação aos padrões do Exército Brasileiro, a prefeitura concedeu essa bolsa para proporcionar maior apoio e incentivo.

O valor da bolsa pode ser utilizado em estabelecimentos cadastrados pela Prefeitura de Penedo, fomentando o comércio local e fortalecendo o desenvolvimento econômico dos bairros da cidade. O programa Bolsa Atirador visa garantir que os atiradores tenham condições adequadas para cumprir suas obrigações militares, além de proporcionar uma melhoria em sua qualidade de vida.

Educação Solidária – Alimentando o futuro de Penedo. Lançado em março de 2023, o Projeto Educação Solidária é uma iniciativa liderada pelo Prefeito Ronaldo Lopes que visa combater a fome e garantir o sustento alimentar das famílias beneficiárias. Através desse projeto, todas as famílias com crianças matriculadas em creches escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebem pães produzidos na padaria escolar da Prefeitura de Penedo. Com uma distribuição regular de seis mil pães, sendo destinados dez pães para cada família, o Educação Solidária busca assegurar que essas famílias tenham acesso a alimentos básicos, contribuindo para uma alimentação adequada e o bem-estar de seus filhos. Essa ação solidária demonstra o compromisso da administração em promover a igualdade de oportunidades e construir uma cidade mais justa, onde nenhuma criança seja privada de uma alimentação adequada e nutritiva.

Penedo Cuida – Cuidando dos mais necessitados em saúde. Criado em agosto de 2022, o Programa Penedo Cuida é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SEMS) que busca garantir o acesso a medicamentos e fraldas para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção, que não podem se deslocar até a Farmácia Central. Com essa iniciativa, o governo Ronaldo Lopes visa atender às necessidades essenciais dessas pessoas, proporcionando o fornecimento dos medicamentos necessários em suas próprias residências.

Além disso, o programa também viabiliza o encaminhamento para consultas e exames, facilitando o acesso aos serviços de saúde para aqueles que têm condições de se deslocar sem ajuda de terceiros. Dessa forma, o Penedo Cuida amplia o suporte aos pacientes acamados, bem como aos seus responsáveis que dedicam cuidados integrais a eles. Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração em garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos mais vulneráveis, promovendo um cuidado abrangente e humano para aqueles que mais precisam.

Cores de Penedo – Valorizando o Centro Histórico com cores vibrantes. Lançado em maio de 2023, o programa Cores de Penedo é uma parceria entre a Prefeitura de Penedo e uma empresa privada de tintas, com o objetivo de revitalizar residências localizadas no Centro Histórico da cidade. Essa ação, realizada de forma gratuita, busca embelezar ainda mais a região, transformando-a em um verdadeiro cartão postal turístico. Além de contribuir para a estética da cidade, o programa também traz benefícios diretos aos proprietários das residências, que são contemplados por essa iniciativa, agregando valor e melhorias visuais aos seus imóveis. Com o Cores de Penedo, a administração municipal evidencia seu compromisso em valorizar o patrimônio histórico da cidade, promovendo a preservação cultural e estimulando o turismo local.

Escola em Tempo Integral – Preparando alunos para um futuro completo. Lançado em março de 2023, o programa Escola em Tempo Integral é um marco na Rede Pública Municipal de Penedo, oferecendo aos estudantes a oportunidade de ter aulas durante todo o dia. Além do currículo acadêmico, os alunos têm acesso a uma série de benefícios, como alimentação de qualidade, prática esportiva, atividades culturais e apoio integral ao longo do dia. Esse programa busca proporcionar uma educação integral e abrangente, preparando os alunos não apenas intelectualmente, mas também física, social e emocionalmente, para um futuro promissor.

Os pais também são contemplados pelo programa Educação Solidária, recebendo gratuitamente pães produzidos pela padaria da própria escola. Essa ação solidária reforça o compromisso da administração em apoiar as famílias dos estudantes, garantindo uma alimentação adequada e contribuindo para o bem-estar de todos.

Acolhendo Mais Longe – Ampliando o acesso à saúde na zona rural. Lançado em abril de 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa Acolhendo Mais Longe tem como objetivo garantir o atendimento médico aos moradores dos povoados de Penedo. Com uma ambulância especialmente adaptada para circular em estradas vicinais, o programa oferece maior agilidade e segurança no transporte de pacientes.

Esse serviço foi criado com a intenção de assegurar o acesso ao atendimento médico tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quanto na Santa Casa, priorizando especialmente gestantes. O programa tem apresentado resultados significativos, proporcionando um atendimento eficiente e oportuno. Os moradores da zona rural podem acionar a ambulância do programa municipal em situações como mal estar, febre alta, vômitos persistentes, dor abdominal intensa, gestantes em início de trabalho de parto, enxaquecas persistentes após uso de medicamentos, e quando há associação de dor de dente, dor de ouvido e dor de cabeça.

O programa Acolhendo Mais Longe representa o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em levar cuidados médicos mais próximos aos moradores da zona rural, superando desafios de acesso e garantindo um atendimento adequado e eficaz. Por meio dessa iniciativa, a administração municipal busca proporcionar igualdade de oportunidades em saúde, acolhendo e cuidando daqueles que vivem mais distantes, assegurando que todos tenham acesso aos serviços médicos essenciais para uma vida saudável.

Programa Minha Chance – Transformando vidas por meio da capacitação profissional. Lançado em julho de 2023, o programa Minha Chance é uma parceria entre a Prefeitura de Penedo e o Senai Alagoas, que oferece cerca de 4 mil cursos profissionalizantes gratuitos. Essa iniciativa tem como foco principal as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, modalidade que recebe total apoio e registra um recorde de matrículas. O programa Minha Chance visa proporcionar oportunidades reais de capacitação, qualificando os participantes em diversas áreas e preparando-os para ingressar no mercado de trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Penedo.

Essa parceria estratégica entre a Prefeitura de Penedo e o Senai Alagoas reforça o compromisso da administração em promover a inclusão e a qualificação profissional como meio de transformação da realidade dos participantes. Com a oferta de cursos gratuitos de qualidade, o programa Minha Chance busca empoderar os cidadãos, ampliando suas oportunidades e preparando-os para uma carreira de sucesso. Ao investir na capacitação profissional, a administração municipal está promovendo um futuro mais promissor e fortalecendo a economia local.

Bolsa Atleta – Incentivando o esporte e o talento local. Recentemente reformulado pela gestão Penedo, Crescendo Com Seu Povo, o programa Bolsa Atleta da administração municipal teve seu auxílio financeiro ampliado pelo Prefeito Ronaldo Lopes, tanto em valor quanto em quantidade de beneficiários.

A nova atualização do Programa Bolsa Atleta estipula que cada um dos 200 contemplados receba um auxílio mensal equivalente a 10% do valor do salário mínimo. Essa ampliação representa um avanço significativo em relação à bolsa fixada em R$ 50,00 por mês até o ano passado.

As mudanças foram oficializadas por meio da Lei Municipal nº 1.785/2022, aprovada pela Câmara Municipal de Penedo, onde as alterações foram discutidas em um encontro que reuniu vereadores, desportistas e representantes da Secretaria Municipal de Esportes (SMES). Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração em valorizar e apoiar os talentos esportivos locais, incentivando o desenvolvimento do esporte na cidade e oferecendo melhores oportunidades para os atletas penedenses alcançarem seus objetivos.

Programa Reconstruir Penedo – Reerguendo nossa cidade após as chuvas. Criado em resposta às fortes chuvas ocorridas em maio de 2022 em Penedo, o programa Reconstruir Penedo é uma iniciativa que reúne diversas secretarias municipais em uma força-tarefa para reparar os danos causados pelos temporais. Com o objetivo de restabelecer a infraestrutura afetada, o programa concentra esforços na reconstrução de estradas de acesso a povoados, realização de obras de drenagem, operação tapa-buracos e outras ações necessárias.

Através da união das secretarias municipais, o programa Reconstruir Penedo busca revitalizar a cidade e garantir a recuperação rápida e eficiente das áreas impactadas pelas chuvas. Essa iniciativa representa o compromisso da administração em oferecer uma infraestrutura segura e funcional para todos os moradores de Penedo, promovendo a qualidade de vida e a resiliência da nossa comunidade.

Com o programa Reconstruir Penedo, a cidade se une para superar os desafios trazidos pelas chuvas, mostrando a determinação e o espírito de solidariedade do povo penedense em reconstruir e fortalecer nossa cidade após adversidades naturais.

Destino Penedo – Descubra a história em um lugar acolhedor. Criado no início de 2021, o programa Destino Penedo vai além de ser apenas um programa, ele se torna uma referência para turistas que desejam conhecer nossa encantadora cidade histórica. Por meio de uma série de ações estratégicas, o programa busca promover Penedo como um destino acolhedor e atrativo para diversos segmentos de turistas.

O Destino Penedo engloba iniciativas voltadas para o turismo, visando ressaltar as riquezas históricas e culturais de nossa cidade. Essas ações abrangem desde a divulgação do patrimônio arquitetônico e histórico local até a melhoria da infraestrutura turística e a oferta de serviços de qualidade. Com uma hospitalidade calorosa, Penedo deseja receber turistas de todas as partes, proporcionando experiências únicas e memoráveis.

O programa Destino Penedo tem como objetivo destacar as belezas naturais, o potencial turístico e a identidade cultural de nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a valorização de nossos atrativos. Ao investir nessa iniciativa, a administração municipal demonstra o compromisso em promover o turismo como uma atividade sustentável e benéfica para toda a comunidade, fortalecendo a imagem de Penedo como um destino imperdível para quem busca história, beleza e hospitalidade.

Penedo Conectada – Conectando Pessoas e Comunidades. Lançado em julho de 2023, o programa Penedo Conectada tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à internet para moradores e visitantes em diversos locais de Penedo. Através da instalação de pontos de roteadores em praças públicas de bairros da cidade e também em povoados, o programa busca promover a inclusão digital e facilitar o acesso à informação e aos recursos online.

Com o Penedo Conectada, a administração municipal reconhece a importância da conectividade como um meio de fortalecer o desenvolvimento social, educacional e econômico da cidade. Ao disponibilizar internet gratuita em espaços públicos, o programa amplia as oportunidades de acesso ao conhecimento, serviços e oportunidades online, beneficiando a população local e estimulando a interação digital.

Essa iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Penedo em promover a inclusão digital e garantir o acesso equitativo às tecnologias de informação e comunicação. O programa Penedo Conectada representa um passo importante para transformar nossa cidade em uma comunidade mais conectada, permitindo que todos desfrutem dos benefícios da era digital e contribuam para o desenvolvimento sustentável e progresso de Penedo.

Programa Ela se Garante – Empoderando mulheres, transformando realidades. Criado em outubro de 2023 pela Secretaria Municipal da Mulher – SEMU, o Ela se Garante é um marco na promoção do empoderamento feminino em Penedo. O programa oferece três modalidades essenciais: defesa pessoal, empreendedorismo e dança. Cada uma dessas áreas foi cuidadosamente escolhida para proporcionar às mulheres ferramentas para sua autonomia e confiança. Através de cursos de defesa pessoal, as participantes ganham mais segurança e força. Os workshops de empreendedorismo visam capacitar as mulheres para que elas possam prosperar no mundo dos negócios. E as aulas de dança oferecem um espaço para expressão e saúde física. Combinando esses elementos, o Ela se Garante está abrindo caminhos para um futuro onde as mulheres penedenses se sentem mais seguras, capacitadas e livres para explorar todo o seu potencial.

Programa Acelera Penedo – PAP – Dinamizando a infraestrutura, enriquecendo vidas. Inaugurado em novembro de 2023, o PAP é uma iniciativa grandiosa da Prefeitura de Penedo sob a liderança do prefeito Ronaldo Lopes e do vice João Lucas. Com um orçamento de mais de 30 milhões de reais, o programa se estabelece como um dos mais significativos da gestão atual. O objetivo central do Acelera Penedo é realizar melhorias substanciais na infraestrutura do município, um investimento estratégico que promete elevar a qualidade de vida dos cidadãos penedenses. Além de beneficiar a população local, o PAP é projetado para impulsionar setores vitais como o turismo e o comércio, contribuindo para o crescimento econômico e a prosperidade de Penedo. Esta iniciativa reflete o compromisso da administração municipal em criar um ambiente urbano mais moderno, acessível e atraente para moradores e visitantes.

Programa Cultura Presente – Educando e inspirando através da arte e da história. Iniciado em setembro de 2023, este programa é uma inovação cultural da Prefeitura de Penedo, voltado para a juventude estudantil da cidade. O Cultura Presente tem um objetivo ambicioso e inspirador: mostrar aos estudantes de Penedo a essência da cultura, seu papel nas atividades culturais e como representar um segmento cultural de forma efetiva. Este programa busca elucidar o papel fundamental de uma secretaria de cultura na preservação e promoção do patrimônio histórico e artístico da cidade. Através de apresentações lúdicas realizadas por artistas locais e membros da secretaria, os jovens são convidados a mergulhar no universo da cultura penedense. Além disso, o programa enfatiza a importância da participação coletiva e do debate democrático em todas as suas alterações e decisões, garantindo que mudanças no projeto reflitam um consenso comunitário.

Programa Mulheres Construindo Sonhos – Desbravando novos caminhos, construindo oportunidades. Lançado em setembro de 2023 pela Secretaria de Infraestrutura, o Mulheres Construindo Sonhos é um projeto pioneiro em Penedo, focado em integrar mulheres no setor da construção civil. Este programa inovador desafia estereótipos de gênero, oferecendo às mulheres penedenses a oportunidade de aprender e dominar habilidades tradicionalmente vistas como masculinas, como eletricista, pintura, pedreiro, entre outras. Além de proporcionar treinamento e educação de alta qualidade, o programa tem um compromisso ainda mais significativo: garantir que, após a conclusão do curso, as participantes sejam não apenas treinadas e capacitadas, mas também efetivamente incluídas no mercado de trabalho, seja em empregos na administração municipal ou em empresas privadas. Mulheres Construindo Sonhos representa um passo crucial na direção de um futuro onde a igualdade de gênero e as oportunidades de emprego para todas são não apenas aspirações, mas realidades concretas em Penedo.

Programa Viver Melhor – Garantindo direitos, promovendo dignidade. Iniciado em novembro de 2023 pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Viver Melhor é um programa essencial em Penedo, destinado a assegurar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos em situação de vulnerabilidade social. Este programa realiza uma avaliação social e análise de documentação criteriosa, conduzida pelos assistentes sociais dos CRAS, CREAS e da própria secretaria. O requerimento e os agendamentos das perícias médicas (necessárias no caso de pessoas com deficiência) e das perícias sociais para PCDs e idosos são realizados na secretaria, com suporte direto de assistentes sociais. O Programa Viver Melhor se compromete a acompanhar o usuário e sua família durante todo o processo, desde a fase de requerimento até o dia das perícias e a divulgação dos resultados pelo INSS, assegurando que cada passo seja navegado com apoio e orientação. Esta iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Penedo em promover um ambiente de respeito e inclusão, onde os direitos e a dignidade de todos os cidadãos são priorizados.

Programa Assistência com Você – Levando a prefeitura até você, transformando comunidades. Com a missão de levar os serviços da Prefeitura de Penedo mais próximo da população, o programa Assistência Com Você organiza tendas que oferecem uma variedade de serviços nas áreas de saúde, educação, tarifa social, Secretaria da Mulher, e programas voltados para a primeira infância penedense. Estas tendas percorrem tanto os bairros da zona rural quanto da zona urbana, garantindo que todos os cidadãos de Penedo tenham acesso fácil e direto aos serviços municipais. Este programa inovador ganhou status de lei, garantindo sua permanência e continuidade independentemente das mudanças na gestão municipal. Lançado com grande sucesso em maio, o Assistência Com Você atraiu mais de duas mil pessoas em sua primeira edição, participando ativamente e aproveitando os diversos serviços oferecidos. Além disso, o programa enriquece esses encontros com sorteios de prêmios, adicionando um elemento de celebração e reconhecimento à comunidade. Assistência Com Você não é apenas um projeto de assistência; é um compromisso contínuo com a qualidade de vida e a prosperidade de todos em Penedo.

Programa Expresso Sorriso – Transformando sorrisos, aproximando cuidados. Com o compromisso de promover a saúde bucal na comunidade, o programa Expresso Sorriso, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, introduz uma abordagem inovadora no atendimento odontológico. Por meio de uma unidade móvel equipada, o programa se propõe a ir ao encontro dos cidadãos, seja em áreas urbanas ou rurais, garantindo que todos tenham acesso a cuidados odontológicos de qualidade. Criado em 2023, o Expresso Sorriso é projetado para superar as barreiras físicas e socioeconômicas que muitas vezes impedem o acesso aos serviços de saúde bucal. Ao visitar bairros e povoados, o programa não apenas leva tratamento, mas também educação sobre saúde bucal, incentivando hábitos saudáveis entre a população. Este esforço direcionado não só melhora a qualidade de vida dos habitantes, mas também ilumina os sorrisos de toda a comunidade, construindo um legado de bem-estar e felicidade. Expresso Sorriso representa mais do que uma campanha de saúde; é um elo de conexão entre a prefeitura e seu povo, um sorriso de cada vez.