DTI: Sistema de sensorização para a coleta de dados turísticos são instalados em monumentos históricos de Penedo

A Casa de Aposentadoria, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente e o Theatro Sete de Setembro agora contam com um sistema de sensorização para a coleta de dados turísticos.

A iniciativa é um investimento relacionado ao Destino Turístico Inteligente (DTI), que pertence ao Programa Futuro Turismo Brasil, desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae Nacional e a GKS Negócios Sustentáveis.

A implantação do sistema de sensorização em uma cidade turística como Penedo é fundamental e traz benefícios que têm o objetivo de impulsionar a gestão e o desenvolvimento do destino.

De acordo com Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa, a Prefeitura de Penedo, mais uma vez, inova, utilizando a tecnologia em favor do desenvolvimento econômico e social.

“Não há como se falar em um destino turístico, hoje, sem a gestão de dados indicadores, e não há como coletar dados indicadores sem a utilização de ferramentas inteligentes como os sensores que foram instalados. Sem dúvida, norteará de forma profissional os investimentos públicos e privados de Penedo para o turismo e elevará ainda mais a atuação de Penedo como Destino Turístico Inteligente”, disse o secretário da SETUREC.

Dentre os dados que serão coletados em tempo real estão o de ocupação, incluindo o fluxo de visitantes; segmentação e comportamento; audiência por horário; tempo de permanência; comparação de dados entre diferentes períodos; e demais informações com análise detalhada, entre elas consumo de recursos e outros aspectos.

“A instalação do sistema é um marco na jornada rumo à transformação de Penedo em um Destino Turístico Inteligente (DTI). Os dados coletados vão proporcionar uma base sólida e mais eficiente com informações concretas, permitindo, assim, avaliar a eficácia das ações de sustentabilidade e otimizar a experiência do visitante”, disse Rodrigo Bueno, representante da empresa Worldwide Tecnologia.

Os dados turísticos já estão sendo contabilizados desde o dia da instalação da ferramenta e os primeiros resultados poderão ser vistos em até 30 dias.

O foco do Programa Futuro Turismo Brasil é de apoiar e acompanhar o desenvolvimento turístico dos 12 municípios selecionados: Penedo-AL, São Luís-MA, Recife-PE, Pirenópolis-GO, Bonito-MS, Curitiba-PR, Bombinhas-SC, Belo Horizonte-MG, Ilhabela-SP, Paraty-RJ, Novo Airão-AM e Belém-PA, com ações que integrem sustentabilidade, inovação e governança.

Por Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUREC