Com o objetivo de assegurar os direitos das mulheres penedenses, oferecendo o apoio necessário, como também fomentando politicas públicas direcionadas ao público feminino, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), realizou na manhã desta quinta-feira (2), com a presença de diversas autoridades, a inauguração da nova sede da Coordenadoria da Mulher, que anteriormente funcionava internamente na sede da Semthas. No local também funcionará o Núcleo de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência. O tema da campanha de lançamento é “Penedo Unida pelo Respeito às Mulheres”.
De acordo com a Coordenadora da Mulher Fátima Matias, o Brasil ocupa o 5º lugar no mundo em violência contra a mulher: “O município de Penedo está unido no combate a essa triste estatística, sendo essa inauguração mais uma realização da Prefeitura de Penedo, em apoio às mulheres do município”.
A psicóloga e superintendente da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos humanos, Claudia Simões, parabenizou Marcius Beltrão pela valorização da mulher que ocorre em Penedo, onde apesar da crise econômica que o país enfrenta, segue com suas politicas de apoio às mulheres penedenses e, sobretudo, o acolhimento das que enfrentam questões de violência em seu lar. Dessa forma cabe toda a sociedade denunciar os casos de violência pelo disk 180, que recebe e encaminha ligações sobre todas as formas de violências a exemplo de: cárcere privado, exploração sexual, assédio moral, sexual, violência obstétrica, estupro ou agressão.
"A cultura da violência pode mudar por meio da construção do pensamento e também da mudança de comportamentos dentro do lar das famílias. Pois a educação ocorre principalmente por meio do exemplo”, destacou.
A psicóloga também citou avanços na punição dos agressores, a exemplo da lei Maria da Penha que tipifica os casos de violência, na qual passaram a serem punidas, as agressões verbais, ameaças entre outras atitudes condenáveis.
Para o vereador Jorge Seixas a inauguração do espaço é fundamental para a luta contra a violência: “Apesar dos avanços as mulheres seguem fragilizadas na sociedade, devido ao próprio processo histórico, principal responsável por essa segregação, na qual as mulheres ocuparam ao longo do tempo poucos espaços de poder”.
O vereador também lembrou das responsabilidades diárias, que devem ser partilhadas entre ambos os sexos, a exemplo da educação das crianças e também das tarefas domésticas.
O prefeito de penedo Marcius Beltrão iniciou sua fala lembrando o apoio dado pela ex-deputada federal Rosinha da Adefal, para a realização de diversas ações em beneficio das mulheres penedenses. Também citou o Centro de Referência da Mulher, que funciona na localidade do Raimundinho, Centro da cidade, onde oferece diversos serviços de saúde unicamente voltados ao público feminino.
“A liberdade de expressão, em suas diversas formas e de vida, também pertencem às mulheres. Muitas vezes elas tem vergonha de denunciar a violência sofrida, por isso pedimos que quem souber de casos de violência, encaminhem para o núcleo,” ressaltou.
O Prefeito também lembrou a importância de uma maior participação feminina na política, para construção de uma sociedade mais justa. Os números de contato da Coordenadoria da Mulher são: 82- 998072717 e 82- 98820-9652