Na noite desta quarta-feira (28), na Casa de Aposentadoria, a Prefeitura de Penedo reuniu empresários e comerciantes, para expor aos empresários e comerciantes as transformações que o Centro Histórico de Penedo vai sofrer. O encontro, também serviu para mostrar aos presentes, o projeto do Distrito Industrial Dr. Roberto da Silva Peixoto.
A exposição sobre o distrito foi conduzida pelo de secretário de Indústria e Comércio, Pedro Soares.
“Este projeto será a grande redenção do penedense. A economia da nossa região e baseada na monocultura da cana de açúcar. Essa dependência já foi abolida por várias cidades. E estamos com isso, procurando a nossa. O terreno foi adquirido e dividido em 19 lotes. Em plena operação, serão ofertados 488 empregos diretos e 1.558 indiretos. Uma redenção econômica para a nossa região que está em processo de crescimento. Prestes a inaugurar a Escola Sesi, novos cursos da UFAL, e Senac já ofertando cursos em Penedo. Tudo como planejamos desde o dia que a nossa administração assumiu, vem conspirando a favor do nosso povo”, disse o secretário durante sua exposição.
Soares ainda colocou que o projeto do Distrito Industrial de Penedo prevê ampliação, dependendo da procura por empresas, um área em anexo pode ser adquirida.
Empresas que já receberam o seu lote
– Cerâmica PenegresTDA;
– Nordeste Foods Alimentos LTDA;
Empresas com solicitação de reserva
– São Francisco Pescados;
– Sinergia;
– Água de Coco – Produtos Naturais;
– Redemix Concreto Brasil;
Empresas com carta de intenções assinada
– L H D de Santana;
– F & B IND. e Comércio de Móveis;
– J R Sport;
– Ilhamar Consultoria e Assessoria;
– Lafarma Laboratório e Farmacêutico LTDA:
– Ecadil Indústria Química;
Após a exposição do secretário, foi à vez do vice-prefeito de Penedo e coordenador de projetos e obras do PAC das Cidades Históricas, Ronaldo Lopes, mostrar aos presentes a relação das obras e falar um pouco sobre cada uma.
A maior preocupação dos empresários e comerciantes, foi com relação ao período de intervenção no Centro Histórico, questão amplamente debatida. “As obras estão previstas para durar cerca de 01 ano. Vamos trabalhar para causar o mínimo de transtornos. Vão existir intervenções que poderão acontecer à noite, até como forma de minimizar os transtornos. Mas, a maior parte da execução vai acontecer pelo dia”, pontuou Lopes.
As intervenções no Centro vão acontecer na Largo de São Gonçalo, Avenida Floriano Peixoto e Beira Rio, Rua São Miguel e Travessa Joaquim Nabuco. E os dois postos de combustíveis, também deverão mudar de localização. O Esso já está em fase de conclusão a sua mudança, que será para a praça ao lado da antiga Volkswagen. O BR, ainda em negociação.
Outro ponto colocado é que a Prefeitura de Penedo apenas vai fiscalizar as obras que serão licitadas e executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Projetos aprovados no PAC 2
1 – Requalificação urbana do Largo de S. Gonçalo;
2 – Teatro Sete de Setembro;
3 – Marina Pública;
4 – Cine Penedo;
5 – Montepio dos Artistas;
6 – Círculo Operário;
7 – Biblioteca de Penedo;
8 – Chalet dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;
Total: totalizando R$ 20.887.000,00.
Ministério do Turismo, por emenda do deputado Renan Filho (PMDB)
1 – Transformação do Cine Penedo em Centro de Convenções;
Total: 4.957.830,25.