Na manhã desta quarta-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diretores e coordenadores se reuniram com profissionais do quadro técnico da pasta para discutirem melhorias na qualidade do ensino-aprendizagem, com a troca de experiências e assim enfrentar obstáculos na educação de crianças com necessidades especiais.
O propósito do encontro foi apresentar uma cartilha esclarecedora do processo de inclusão criada, visando às necessidades especiais presentes em nossas escolas. Dentre os vários problemas levantados por estes educadores, como hiperatividade, déficit de atenção e o preconceito, outros estão relacionados à estrutura familiar.
A coordenadora Gleide Lima, intérprete de Libras e formada em Educação Especial e a psicopedagoga Anacelly Correia destacou a importância da participação dos pais, sem esta parceria, a inclusão destas crianças dentro da sociedade torna-se bem mais difícil, porém, ressaltou que a parte da escola está sendo feita e que a administração do prefeito Marcius Beltrão tem sim este compromisso com as crianças portadoras de necessidades especiais.
Um dos temas abordados durante a reunião foi sobre o que é incluir de fato e isto só acontece havendo integração de todos. Questões como a rejeição e o preconceito dos próprios pais, também foram debatidos. Para as coordenadoras Gleide e Anacelly, foi bastante produtivo o encontro e a intenção desta equipe é mostrar para a sociedade que todas estas crianças são capazes, havendo casos em que o aluno somente precise de uma necessidade educacional.