Buscando proporcionar qualidade de ensino ao alunado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu mais um encontro com os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a respectiva coordenação responsável, na manhã desta sexta-feira (23).
O objetivo do encontro foi dar continuidade a ‘Formação Continuada’ dos seus profissionais com a realização de mais uma oficina e apresentação de projetos da modalidade de ensino à serem desenvolvidos no ano. A reunião foi conduzida pela coordenadora Ana Catarina Sodó e contou com a presença da professora Lúcia Pereira, que é também facilitadora e desenvolve um trabalho voluntário voltado para a educação.
“A importância do planejamento da EJA” foi o tema trabalhado durante a oficina, pela facilitadora Lúcia Pereira, para passou aos presentes um pouco do seu conhecimento. A professora também retirou. Segundo ela, o planejamento escolar é uma ferramenta indispensável que deve ser usada visando facilitar o trabalho em sala de aula. Ressaltou também que o mesmo deve ser feito aplicando as técnicas e métodos levando em consideração a realidade de cada aluno, ou seja, pode haver sim uma flexibilidade.
Foram apresentados inicialmente três projetos aos professores que: Projeto de Educação Ambiental, Projeto Copa 2014 e o Projeto Minha História Vou Contar. Ambos apresentados pela psicopedagoga Anacely Correia, que discorreu também sobre o que é um projeto, elaboração e execução.
O coordenador de Gestão Escolar, Eduardo dos Anjos, também se fez presente e em sua fala foi enfático ao dizer que: “É preciso acabar com o preconceito existente com a EJA por parte de alguns diretores e coordenadores que não lhe dão a atenção merecida”.
Foram também discutidas as modalidades de planejamentos: Plano de Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula para serem desenvolvidos com os vinte e oito professores nas dezessete escolas onde a modalidade existe. Ana Catarina não deixou de destacar o apoio da coordenadora Geral, Keith Guimarães e do secretário de Educação, Wesley Marques.