A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) causa o primeiro óbito em Penedo. A vítima é um senhor de 88 anos, hipertenso, residente no município e transferido para tratamento em Coruripe, onde faleceu.
Seguindo procedimento padrão para caso de óbito em pessoa com suspeita de contágio por Covid-19, o velório e o sepultamento do idoso foram realizados com medidas de restrição, conforme estabelece o protocolo para o grave problema de saúde pública.
A primeira vítima da pandemia do coronavírus em Penedo chegou a apresentar resultado negativo para um teste rápido. Contudo, o laudo do exame mais complexo e de alto padrão de confiabilidade, identificado com a sigla PCR, testou positivo. A morte por Covid-19 também está oficializada pelo levantamento diário da Secretaria de Estado da Saúde.
A diferença de tempo entre a morte – ocorrida na semana passada – e o resultado do PCR do exame – informado pelo laboratório hoje (domingo, 10) – é consequência do aumento da demanda pelo procedimento, o que gera atraso na entrega do laudo.
Ao anunciar a confirmação do óbito, o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Beltrão, voltou a pedir para a população atender a necessidade de isolamento social, evitar aglomerações e utilizar máscara quando precisar sair de casa, parabenizando o trabalho do pessoal que atua na Atenção Básica, na UPA e nas barreiras sanitárias de Penedo.
Marcos Beltrão também informou que os serviços direcionados para o enfrentamento do coronavírus, de responsabilidade da Prefeitura de Penedo, estão sendo aprimorados. Ele destacou a promoção de mais capacitação para servidores, alterações na rotina de atendimento da UPA e novo protocolo para casos suspeito de Covid-19.
Leitos de UTI
O prefeito Március Beltrão informou que as obras para instalação de leitos de UTI, no antigo Semep, estão ocorrendo e que o setor onde destinado ao tomógrafo do Centro de Diagnóstico do município deve estar pronto até o próximo dia 30.
O equipamento pode identificar a gravidade da doença nos pulmões, com laudo informado com rapidez, frisa o Prefeito de Penedo. Ele também ressaltou os serviços que o Laboratório Municipal oferta, outro setor que recebeu equipamentos de ponta.
Március Beltrão anunciou ainda que a antiga Escola do Sesi, onde funciona a Escola Municipal Santa Luzia, será adaptada para atender pacientes residentes em Penedo com sintomas de síndrome gripal.
Obras
Além dos investimentos feitos pelo governo municipal na área da Saúde e no combate específico ao coronavírus, a administração Terra do Desenvolvimento e da Cultura não para, conforme frisou Marcius Beltrão na live que fez hoje em suas redes sociais.
O prefeito penedense informou que a nova Escola Municipal Douglas Apratto Tenório está em construção, mantendo a unidade de ensino no Barro Vermelho – conforme assegurou, quando a escola original precisou ser desativada. Outra boa notícia é o Complexo Estudantil Municipal, espaço para prática de diversas atividades desportivas, com novos e modernos equipamentos, no antigo Ginásio do Sesi.
Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP