Milhares de foliões acompanham o bloco Ovo da Madrugada (Foto Fernando Vinícius/arquivo)

A Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMMT) da Prefeitura de Penedo informa alterações em parte do Centro Histórico neste sábado, 08. As mudanças que começam na Avenida Getúlio Vargas e se estendem até a orla da cidade ocorrem em função do desfile do bloco Ovo da Madrugada.

De acordo com a SMTT, os motoristas serão orientados a seguir o percurso em direção ao comércio de Penedo a partir da maternidade da Santa Casa, utilizando a Rua Dr. Carlos Martins – o popular Beco do Hospital –. ao invés de continuar pela Getúlio Vargas.

Mapa da SMTT Penedo para trânsito na data do desfile do bloco Ovo da Madrugada

A referida avenida será aberta ao trânsito de veículos oficiais (PM, PC, Bombeiros, Samu, SMTT), moradores do trecho entre o Colégio Imaculada e a maternidade, além de área para estacionamento de veículos nas imediações do ponto de concentração da prévia carnavalesca que arrasta milhares de foliões.

A partir da Praça Jácome Calheiros, o trânsito será interditado por ser o local de saída (11 horas) e de chegada (17 horas) do bloco puxado por orquestras de frevo que chega a sua 12ª edição em 2020.

Trajeto do bloco Ovo da Madrugada

A proibição do fluxo de carros ocorre também em todo o percurso da prévia carnavalesca: Rua Barão do Rio Branco, Praça Marechal Deodoro (Rosário estreito e largo), Rua Fernandes de Barros, Praça Barão de Penedo, Rua Dâmaso do Monte, Avenida Floriano Peixoto, Rua São Miguel, Travessa São Miguel e Avenida Beira-Rio.

O percurso do bloco segue na orla ribeirinha até a Praça 12 de Abril, marco da concentração que antecede o retorno ao ponto de partida, já no período da tarde. Por isso, a SMTT interditará a passagem de carros nas Ruas Sete de Setembro (Beco da Pousada) e João Pessoa, até a Praça Jácome Calheiros.

Bebida e direção não combinam

A SMTT Penedo faz ainda uma alerta para que motoristas não dirijam sob efeito de bebida alcoólica. Além dos riscos para condutor, passageiros e pedestres, o crime gera multa gravíssima, apreensão do veículo e suspensão da CNH por 12 meses.

O Código Brasileiro de Trânsito prevê ainda reclusão quando constatado nível de álcool acima de 0,3 mg/l, verificação feita por teste de bafômetro. Em caso de envolvimento em acidente, a punição ao infrator é acentuada conforme a gravidade dos ferimentos ou em caso de óbito da vítima.

Portanto, se beber, não dirija. Curta a folia em clima de paz e alegria!

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP