Por Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL
O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Prefeitura de Penedo completa o calendário de ações do mês de julho com foco na zona rural do município. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde feito em parceria com Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros acontece nesta quarta-feira, 31, na comunidade Palmeira Alta.
Desde que o município decretou situação de emergência devido ao alto índice de infestação predial, a gestão Penedo Terra do Desenvolvimento e da Cultura intensifica a assistência que já ocorre regularmente, por meio da visita do agente de saúde.
Agora, o esforço coletivo volta a ser necessário para sensibilizar a população sobre como evitar a reprodução do inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya no ambiente doméstico ou terrenos baldios.
Focos de reprodução
Repetindo informações veiculadas na mídia, redes sociais e no contato direto do agente de saúde com moradores, o mutirão visita casa a casa das áreas mais críticas e retorna no final de semana para concluir o trabalho no bairro da cidade.
Basta uma tampa de garrafa PET jogado no chão do quintal ou um balde com água para propiciar o local ideal de reprodução do Aedes aegypti.
Os reservatórios destinados para armazenar água precisam de tampa e sua limpeza deve ser feita de forma periódica, usando água, bucha e sabão. Esse tipo de cuidado é essencial porque os ovos do mosquito resistem por mais de um ano em ambiente seco.
Prevenção é o melhor remédio
Como prevenir é sempre melhor do que remediar, não custa nada cada um inspecionar a própria casa para verificar se não nenhum recipiente com água parada, algum depósito exposto às chuvas ou qualquer tipo de objeto que acumule água. Afinal de contas, o combate ao mosquito da dengue é dever de todos nós.