A I Semana de Planejamento, evento realizado pela Prefeitura de Penedo com objetivo de planejar as atividades das Secretarias municipais para o ano de 2019, foi encerrado na tarde da última sexta-feira (7), com as presenças do Prefeito Marcius Beltrão, secretários municipais e funcionários públicos, entre esses coordenadores e articuladores das secretarias, que participaram das diversas atividades realizadas ao longo de toda a semana.
O encerramento também contou com a presença do palestrante Pedro Paulo Luz, que realizou uma capacitação sobre Estratégias e outra sobre Comunicação e liderança para o público alvo, durante os dias 6 e 7 de dezembro, quinta e sexta-feira respectivamente.
Durante o encerramento da I Semana de Planejamento, o Prefeito Marcius Beltrão destacou a importância do empenho de todos que integram a administração municipal no cumprimento de suas funções e metas para 2019, como também em ir além disso, tendo como exemplo a parábola do grande navio, ao qual cada pequena parte exerce um papel fundamental em sua condução.
Palestra Pedro Paulo Luz
Durante a capacitação realizada pelo palestrante show, nacionalmente conhecido, o Coaching Pedro Paulo Luz, foi enfatizado para o público presente, a importância das estratégias para o serviço público.
Um dos pontos importantes citado pelo palestrante, foi a forma como as crenças limitantes acabam por atrapalhar o cumprimentos de metas e estratégias, tendo como exemplo a parábola do cavalo amarrado a uma cadeira de plástico, mostrando como o condicionamento a um determinado comportamento acaba por limitar as pessoas.
O palestrante abordou a importância de abandonar crenças e comportamentos limitantes, adotando outro tipo de postura, por meio da frase “A mudança começa em si mesmo”.
Outro tema abordado foi Comunicação e Liderança, onde foi explicado o significado dessas palavras e também o papel do líder na resolução de conflitos e na condução de determinado grupo aos objetivos determinados.
Destacando também a importância do processo de comunicação, podendo ser: Interpessoal, empresarial, entre outras, devendo ser realizada com clareza, partindo do ponto que a comunicação é eficiente quando o receptor consegue compreender a mensagem. Tendo como base fundamental o público alvo, ao qual se pretende falar, com foco na compreensão do conteúdo.
“É preciso aproximar a informação das pessoas, se necessário repetir, a comunicação é o que a pessoa entende e não o que se fala”explicou.