Em reunião do Conselho Municipal de Assistência Social realizada na última quinta-feira (8), foi aprovada por unanimidade a adesão de Penedo ao Programa Criança Feliz, que consiste, entre outras ações, em visitas domiciliares às famílias participantes, com o acompanhamento constante e orientação para fortalecer os vínculos familiares, comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.
O referido programa é voltado para beneficiários do Bolsa Família em todo o país e está previsto para ser lançado no Estado de Alagoas no segundo semestre desse ano.
De acordo com informações da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, o município de Penedo irá atender 400 famílias no programa Criança Feliz, tendo como condição estar cadastrada no Cadastro Único do município e ser beneficiária do programa Bolsa Família.
O Programa Criança Feliz tem foco na atenção à primeira infância, garantindo o atendimento às crianças e famílias mais vulneráveis do Brasil.
Segundo informações do programa, em todo o País, 2.624 municípios já aderiram, podendo chegar ainda a um total 3.567 município. O principal objetivo é oferecer a crianças de zero a seis anos ferramentas que promovam seu desenvolvimento integral.
Para isso, os profissionais que realizarão as visitas domiciliares serão capacitados em diversas áreas: saúde, educação, serviço social, psicologia, direitos humanos, cultura, entre outros; garantindo com isso o melhoramento do desenvolvimento humano dessas famílias, a longo prazo.