2º encontro de lideres empreendedores é realizado na casa de aposentadoria em Penedo

No último final de semana a cidade de Penedo recebeu o 2º encontro de lideres empreendedores na Casa de Aposentadoria, realizado pela Câmara dos Dirigentes lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura de Penedo.  O evento que aconteceu entre a sexta-feira e o sábado 29 e 30 respectivamente, teve como atração o humorista Ed gama e diversos palestrantes que abordaram temas como marketing digital, empreendedorismo de sucesso ente outros.

Durante a abertura que contou com a presença do Prefeito Marcius Beltrão, Presidente da Federação das CDLs José Leonardo Costa Marques, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente da CDL Penedo, Pedro Soares, entre outros, ocorreu à palestra do empresário Miguel Teixeira que falou sobre o sucesso do Açai Concept, com suas famosas maquininhas.  A marca possui diversas franquias em todo Brasil e também em outras partes do mundo, somando mais de 200 unidades.

O Prefeito Marcius Beltrão destacou a importância de eventos como esse ,que promovem a troca de experiências entre os participantes, além da capacitação que é realizada com pessoas especialistas nos temas abordados, na qual ao final, os clientes das lojas saem ganhando, por terem cada vez mais serviços de melhor qualidade. Também ressaltou a vinda para Penedo de novas lojas, pertencentes a grandes marcas como Magazine Luiza e Americanas, que refletem o novo momento vivido em Penedo, com desenvolvimento proporcionado pela administração.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Penedo (CDL), Pedro Soares, falou sobre as palestras que foram proferidas, entre essas cases de sucessos em alagoas e no Brasil e também especialistas em marketing, economia, redes sociais, etc. e agradeceu aos parceiros que possibilitaram a realização do evento, que já está em sua segunda edição repetindo o sucesso de público do ano anterior.

No sábado, segundo dia do encontro de lideres empreendedores, foi a vez dos especialistas em marketing digital e redes sociais, que falaram sobre a importância dessas novas tecnologias para alavancar os empreendimentos na atualidade.

Raphael Falcão, analista do Sebrae Alagoas,  abordou as diferenças entre o marketing tradicional e o digital, sendo o último mais barato e eficiente, pois o mundo todo está conectado atualmente. Assim a utilização das redes sociais, para promoção dos negócios passa a ser uma necessidade, levando as empresas a se adequarem a esses novos modelos de negócios.

“É preciso para se ter sucesso haver um planejamento do conteúdo a ser divulgado nas redes sociais, o conteúdo é fundamental tem que ser planejado inclusive com planilhas, faça consultas sobre isso com o SEBRAE e passe a interagir nas redes sociais com seus clientes, isso fará muita diferença”, salientou.

O segundo palestrante do dia foi o Jornalista e Youtuber Fabio Atual, que iniciou sua fala abordando os remarkers,  que são anúncios automatizados que se repetem a medida que o usuário navega na internet. Apesar de repetitivos e muitas vezes irritantes, esses anúncios dão resultados nas vendas de produtos pela internet, sendo muitas vezes uma tendência usada por diversas empresas. Também deu diversas dicas de como usar o youtube para o aumento de vendas ao criar o próprio canal, já que milhares de pessoas assistem vídeos diariamente por essa plataforma e a publicação de vídeos poderá atrair muitos clientes, para as empresas, tanto para vendas online quanto presenciais.

O Jornalista e Repórter da TV gazeta Tony Medeiros abordou a questão das redes sociais e o jornalismo. Pois essas podem ser uteis aos repórteres, devido à praticidade do envido de informações, mas também prejudiciais na medida em que informações falsas são propagadas rapidamente em diversas redes, cabendo aos profissionais da área uma investigação precisa sobre o que é verdadeiro e o que é fake (falso), antes de realizar qualquer divulgação sobre o material recebido on line, para que não ocorram as “barrigadas”, produção de noticiais e reportagens com base em fatos que não existiram.

Já a Influenciadora digital Kaka Marinho, dona da empresa  Stylife que trabalha com divulgação de conteúdo nas diversas redes sociais e possui como clientes diversas marcas famosas, falou sobre o denominado marketing de influência e a diferença entre macro e micro influenciadores, que se diferem pelo número de seguidores nas redes sociais.  E também a importância de agregar pessoas, para que a divulgação de produtos e serviços nas redes sociais possa dar certo.

Encerrando o evento ocorreram as palestras do Economista Alagoano Cícero Péricles, que falou sobre as mudanças econômicas em Alagoas ao longo dos séculos XX e XXI, estando o estado inserido num processo de evolução constante nesse cenário.  E também o presidente da Cooperativa Pindorama  Klécio Santos,  que falou sobre associativismo  e o  crescimento da empresa desde seu surgimento, quando foi criada por Rene Bertoleth  em 1952,  como uma colônia agrícola e hoje ocupa uma extensa área, entre os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto produzindo além de açúcar e álcool, uma grande variedade de produtos como: Sucos de frutas, balas comestíveis entre outros.