A Secretaria municipal de educação realizou entre os dias 20 e 21 de setembro, quarta e quinta-feira respectivamente, mais um encontro da formação continuada para professores da educação infantil em Penedo. A formação foi realizada no auditório do Sindspem, sendo ministrada pela Pedagoga do Ensino Infantil e Especialista em Psicopedagogia Claudene Farias. Profissionais de diversas escolas municipais estiveram presentes, com o objetivo de aperfeiçoar e adquirir novas habilidades para serem aplicadas em sala de aula.
Durante os dois dias foram trabalhados formas de contar historias infantis em sala de aula, como forma de estimular a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos das creches municipais. Claudene Farias falou sobre a arte de contar historias e sua experiência em conta-las em diversas ocasiões, quando por meio dessa técnica os professores ensinam os alunos de foram lúdica e as crianças aprendem por meio dessas brincadeiras.
“Contar historias é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças pois contribui para quatro aspectos essenciais: Desperta a curiosidade, a criatividade, a criticidade e dar possibilidade de saber o que é certo ou errado, tornando-se mais confiante e segura”, explicou.
Outra questão abordada foi com relação a prática de contar historias, ela ensinou técnicas que os professores podem aprender para melhor desempenhar essa tarefa. Sobre o tipo de historias, disse que as crianças têm as suas preferencias de acordo com a sua faixa etária, de 0 a 3 anos de 3 a 7 e assim por diante.
Durante o encontro os professores presentes encenaram e realizaram dinâmicas para fixar o conteúdo apreendido, além disso, receberam uma apostila contendo diversas histórias que podem contar para seus alunos, a exemplo do peixe Timbó, que pode ser usada para tranquilizar os alunos em seus primeiros dias de aula, quando não estão acostumados a ficarem longe dos pais.