O Programa Cegonha Penedense segue garantindo mais saúde e conforto para as futuras mamães que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Lançado em 2023, o intuito do programa instituído no governo Ronaldo Lopes é diminuir o índice de mortalidade infantil, com a ampliação da assistência das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Cegonha Penedense entregou 62 enxovais desde o início do ano, iniciativa que distribui itens essenciais para os primeiros meses dos bebês, proporcionando segura e acolhimento para mães e filhos.
A metodologia estabelece que cada posto de saúde fica responsável por entregar o kit, com base nas previsões dos partos de suas gestantes que cumpriram todos os requisitos do programa.
“O nosso programa Cegonha Penedense já está a pleno vapor em 2025, levando mais saúde e acolhimento para as gestantes. Em breve, o programa vai sofrer mudanças para melhorar ainda mais esse atendimento para as mães e bebês”, declarou a Secretária de Saúde Waninna Mendonça.
Desde que foi criado, o programa Cegonha Penedense já entregou 722 kits enxovais e para ser incluída, a gestante deve atender os seguintes pré-requisitos:
- Estar no 3º trimestre de gestação
- Ter iniciado o pré-natal até a 10ª semana de gestação
- Ter feito pelo menos 7 consultas pré-natal
- Teste laboratorial de Sífilis, HIV e Hepatites B e C
- Exames laboratoriais obrigatórios para o período de gestação
- Consulta odontológica
- USG gestacional obstétrica
- Estar com esquema vacinal completo
Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS