A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma capacitação para as equipes que trabalham na UPA de Penedo sobre profilaxia antirrábica e antitetânica, iniciativa realizada nesta quarta-feira, 05, que visa garantir um atendimento seguro e eficaz, focado em medidas de prevenção das doenças que podem ser transmitidas por ferimentos.

A capacitação acontece na mesma semana em que a Unidade Pronto Atendimento 24 horas retoma o fornecimento do Soro Antitetânico (SAT) e da Imunoglobulina Humana Antitetânica (IGHAT).

O tétano é uma doença grave e potencialmente fatal causada pela bactéria Clostridium tetani. A principal forma de prevenção é a vacinação, que é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde a infância.

Já a raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, caracteriza-se como uma dor de cabeça progressiva e aguda, com letalidade de aproximadamente 100%, sendo a vacina a única forma de prevenção.

“Esse fazendo esse treinamento todos os dias, dentro da UPA, ao longo dessa semana para poder capacitar todos os profissionais dos diferentes plantões. Ou seja, nosso pessoal estará capacitado para atender a população com mais eficácia e segurança”, informa a Diretora de Epidemiológica e Imunização da SMS, Dhayanna Gabryella de Oliveira.

A vacina antirrábica é indicada após exposição a um animal que possa estar infectado com o vírus da raiva. Já a antitetânica é administrada na população desde a infância e é indicada se a vacinação não estiver em dia. Em ambos os casos, a Secretária Municipal de Saúde orienta a procurar o médico o mais rápido possível após o ferimento.