Prefeitura de Penedo renova comodato com Sport Club Penedense por mais 15 anos

A Prefeitura de Penedo e o Sport Club Penedense renovaram nesta sexta-feira, 05, o comodato entre as duas instituições por mais 15 anos, documento assinado por Ronaldo Lopes, Juca Vasconcelos, Aerton Reis, João Luís Menezes Tavares e Martha Mártyres que viabiliza o apoio do poder público ao clube de futebol que representa o município.

O ato administrativo do prefeito que investiu em melhorias no estádio Dr. Alfredo Leahy e revitalizou a sede do alvirrubro ribeirinho, onde também funciona a Secretaria Municipal de Esportes (SMES), aconteceu durante a inauguração das obras que revitalizaram a praça e a quadra no Raimundinho.

“Nós fizemos várias ações importantes por meio desse comodato que estamos renovando com nosso querido Penedense. Já recuperamos toda a estrutura da sede do clube e fizemos obras fundamentais no estádio Alfredo Leahy, como o novo gramado do campo, o alambrado, poço artesiano para garantir a irrigação do campo e instalamos refletores, que era um investimento esperado há muito tempo”, destaca Ronaldo Lopes.

O time que permanece na elite do futebol alagoano disputa, pela primeira, uma competição de nível nacional em 2025 (Série D) e continuará recebendo apoio institucional da Prefeitura de Penedo, graças a renovação do comodato.

O Presidente do Sport Club Penedense, Aerton Reis, agradeceu a iniciativa do gestor que renova a parceria que proporciona condições de trabalho para o time de futebol mais antigo de Alagoas, patrimônio municipal e estadual.

Ele avalia que a nova fase do alvirrubro ribeirinho é fruto do comprometimento de um penedense nato que tem vontade política. “Faltava um gestor que fosse de Penedo, que realmente olhasse para o esporte de forma diferente, para o nosso clube e, principalmente, que torcesse de coração para o Penedense”, avalia Aerton Reis, destacando a elaboração do comodato por Dr. Sílvio Menezes e o incentivo aos esportes amadores por meio da Secretaria Municipal de Esportes (SMES).

A pasta criada por Ronaldo Lopes é administrada por Juca Vasconcelos, professor de Educação Física e ex-presidente do Penedense.

“Esse comodato tem uma longa história, com final feliz. Ainda nos anos 90, começou a se ventilar a possibilidade da Prefeitura de Penedo reformar o estádio Dr. Alfredo Leahy e a sede do Penedense, época em que a situação era muito ruim, em termos de estrutura, do nosso Sport Club Penedense, e a justificativa era que não havia viabilidade legal para o poder público investir recursos em um clube privado”, relata o ex-dirigente.

Para superar essa barreira, Dr. Sílvio Menezes, então presidente do Conselho Deliberativo do SCP, elaborou o comodato e, apesar da iniciativa que legaliza o investimento público, pouca coisa se fez.

“A gente começou a entender que não faltava só o comodato, não era só a parte legal, faltava também uma coisa que tinha que vir junto, que era exatamente a vontade de fazer, o entendimento de que o Penedense é um time de futebol que representa bem mais para a nossa comunidade. São 115 anos que contam a história dessa comunidade, portanto, uma entidade bastante significativa. E por vários anos, essa questão se arrastou, havendo a legalidade, mas na prática sem as reformas estruturantes que tanto o Penedense precisava”, conta o Secretário de Esportes sobre o que só se tornou realidade quando um penedense assumiu os destinos da cidade.

A renovação do comodato também foi marcada por homenagens ao jogadores do sub-20 e a entrega da medalha de vice-campeão da Copa Alagoas 2024 para a diretoria e comissão técnica do Penedense.

SECOM PMP