O Prefeito Ronaldo Lopes empossou os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Penedo durante solenidade realizada no auditório da Casa de Aposentadoria nesta sexta-feira, 05.

O órgão colegiado cuja composição completa pode ser conferida no arquivo abaixo do texto e no Diário Oficial do Município reúne representantes do poder público e de segmentos representativos da cultura penedense.

“Este momento de reestruturação do nosso Conselho de Políticas Culturais é muito importante no momento atual em que o Brasil vive, de ressurgimento da cultura depois de um período em que ficamos paralisados, em termos de fomento”, pontuou a gestora da SEMCLEJ, Teresa Machado, em seu pronunciamento.

Com a retomada de investimentos do governo federal e seguindo orientação do MinC, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude promoveu diálogos com os fazedores de cultura, construção coletiva que é a linha de trabalho do governo Ronaldo Lopes.

“Acredito que estamos sendo muito bem representados dentro dos segmentos que estão nas cadeiras do Conselho e dizer que vamos, sim, efetivamente fazer um Conselho consultivo e participativo”, acrescentou Teresa Machado.

Falando em nome dos membros dos fazedores de cultura,Sérgio Nascimento (ArtPen) convocou os demais para atuar de forma solidária e conjunta, sem vaidades pessoais ou direcionando iniciativas isoladas.

“Com a representatividade de cada um dos pares deste conselho, de cada uma dessas pessoas dos segmentos, por conta de estarmos aqui posicionados como liderança, vamos escutar, trazer e conversarmos, junto com todos os demais que aqui estão”, disse Sérgio.

O Prefeito Ronaldo Lopes destacou o empenho da equipe da SEMCLEJ e a importância do fomento à cultura, prioridade que não existiu nos últimos 24 anos em Penedo, quando o município esteve sob o comando de pessoas sem relação com a identidade cultural penedense.

“Nesse período nós perdemos muito, perdemos grupos culturais e folclóricos importantes que nós tínhamos aqui por falta de incentivo. E não é que o poder público vai fazer a cultura diretamente”, frisou, acrescentando que “ao poder público cabe criar as condições, incentivar para que as pessoas possam fazer a cultura acontecer na nossa cidade e vocês estão fazendo, com nosso apoio, com iniciativas como esta da nossa Secretaria de Cultura”, disse o gestor que resgata o pertencimento e o protagonismo dos penedenses.

Representando a Câmara de Vereadores, o presidente Manoel Messias Lima (Messias da Filó) foi enfático em suas palavras. ”Com todo respeito aos demais, quem fez mais ou fez menos, mas eu não vi, desde o prefeito Zé Alves até hoje, nenhum gestor ter feito tanto trabalho pelo desenvolvimento social e econômico de Penedo”, declarou o parlamentar e comerciante mais antigo, no ramo de farmácias, no comércio da cidade.

Texto Fernando Vinícius

Fotos Kamylla Feitosa