Festa Literária de Penedo 2024 é encerrada com homenagens e sucesso de público

Quatro dias repletos de programação cultural diversificada e gratuita para todas as idades. Em sua terceira edição, a Festa Literária de Penedo confirmou o sucesso da iniciativa do governo Ronaldo Lopes, responsável por criar e consolidar a FliPenedo no calendário anual de eventos do município.

Com apoio do governo estadual e de instituições de ensino superior, a Festa Literária de Penedo promove oficinas de escrita criativa, debates acadêmicos, oficinas e contação de histórias para crianças, mostra de cinema, saraus, feira de livros, apresentações teatrais e shows musicais.

No encerramento da FliPenedo 2024, o Prefeito Ronaldo Lopes concedeu ao jornalista e escritor Maurício Melo Júnior – curador das três edições do festival literário – e à psiquiatra Maria da Graça Ivo – filha do poeta Lêdo Ivo, um dos homenageados do evento – a maior honraria do município, a Comenda Barão de Penedo.

Em seguida, o palco do Theatro Sete de Setembro abriu as cortinas para Caixa de Phosphorus, espetáculo da Cia Flor de Mandacaru sobre relacionamentos contemporâneos, um drama atual com pitadas de humor.

A noite do aniversário dos 388 anos de elevação do povoado ribeirinho à condição de vila terminou em alto estilo, com apresentação do músico Toquinho, um dos ícones da MPB, apresentação que lotou o Largo São Gonçalo.

A FliPenedo 2024 é uma realização da Prefeitura de Penedo, através das secretarias municipais de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) e conta com o apoio da Universidade Federal Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Amaru Sustentabilidade, Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC) e Laboratório Escola de Arte e Cinema.

Texto Fernando Vinícius

Fotos Kamylla Feitosa