Com o propósito de despertar o hábito da leitura, a programação da Flipenedo investe no público infantil. Alunos da rede pública lotaram o Theatro Sete de Setembro e se divertiram com a contação de histórias da professora, artesã, escritora e ativista cultural Rochelli Assis.

Ivaneide Matias é gestora da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no povoado Tabuleiro dos Negros. Ela levou alunos do 3º ao 5º ano para participar de uma aula totalmente diferente proporcionada pela Prefeitura de Penedo.

“Todos os anos nós participamos trazendo nossos alunos. Este é um momento muito importante para eles, onde participam de um dia maravilhoso e único em suas vidas. Para alguns deles esta é a primeira vez que entram em um dos teatros mais belos do Brasil. E este momento em participar da contação de histórias é de fundamental importância para incentivar a leitura, aguçar o hábito de ler e conhecer novas histórias. Todos estão de parabéns pela inciativa”, destacou.

A contadora de histórias, Rochelli Assis, explica o significado do momento para as crianças, que em sua maioria nunca estiveram no primeiro teatro de Alagoas.

“Estou aqui pela segunda vez, participando da FliPenedo, e isso me faz refletir sobre a quantidade de crianças que estão aqui pela primeira vez. Isso me dá forças para levar uma mensagem positiva e de muita alegria para eles e como reflexão, o incentivo à leitura, um dos principais fundamentos da contação de histórias, fazer com desperte neles o hábito da leitura. E hoje trabalhei com eles o lúdico, histórias de conto de fadas, contos tradicionais”, disse Rochelli.

Nesta quinta-feira (11), o Theatro Sete de Setembro foi tomado por alunos e alunas das escolas Maria da Glória Pimenteira, Irênio Araújo, Santa Luzia e Irmã Jolenta, todas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Estudantes da Escola Afonso de Oliveira Fortes, da cidade sergipana de Santana do São Francisco, também participaram da atividade extraclasse.

Janiene Santos, 08 anos, estuda do Tabuleiro dos Negros, zona rural de Penedo. e era só alegria ao participar da contação de histórias e pisar pela primeira vez no Theatro Sete de Setembro. “Estou muito feliz por estar aqui, é tudo muito lindo e estou bastante feliz com as historias”, encerrou, sorridente.

Texto Roberto Miranda – jornalista PMP

Fotos Kamylla Feitosa – SEMCLEJ