Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão contra a dengue na Vila Matias

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou um mutirão contra a dengue na Vila Matias.

Agentes de Combate às Endemias (ACEs) visitaram as casas para orientar os moradores e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

Semanalmente, a SEMS realiza o mutirão nas áreas de maior proliferação do mosquito para eliminar os focos.

Além disso, os agentes de endemias realizam diariamente o trabalho de educação em saúde e de eliminação dos recipientes que podem se tornar um criadouro do mosquito.

“Esse mutirão faz parte de uma série de ações para combater o Aedes aegypti no nosso município. Nossa orientação é de que os moradores permitam a entrada dos agentes de endemias, que estão devidamente identificados com coletes e crachás, para que possam realizar inspeções nas casas, nos terrenos e identificar possíveis focos de proliferação do mosquito. Além disso, nossa equipe está disponível para fornecer informações sobre medidas preventivas contra a dengue, Chikungunya e Zika”, disse a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Isabelle Souza.

Durante a ação foram encontrados e eliminados quatro focos de larvas do mosquito da dengue. E com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que cede um caminhão para recolher todo o material coletado no mutirão, foram retiradas duas caçambas lotadas com pneus, sofás, máquina de lavar e outros materiais que podem acumular água nos quintais.

Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social midia SEMS