Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência encerra com palestras na Escola Estadual Alcides Andrade

Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou o encerramento a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência com palestras para os estudantes da Escola Estadual Alcides Andrade.

As ações educativas foram realizadas nos postos de saúde e em várias escolas municipais e estaduais, divulgando informações sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e os perigos de uma gravidez para a mãe e o bebê, além de mostrar as consequências na vida adulta.

Enfermeiras e médicos realizaram palestras para centenas de jovens ao longo da semana para apresentar os principais métodos contraceptivos, esclarecendo todas as dúvidas. A Secretária de Saúde Waninna Mendonça esteve presente no evento de encerramento para discutir a importância do tema para toda a sociedade.

“Mais um ano que realizamos Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência nas escolas do município. É um trabalho de extrema importância que é realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde realizando ações nos postos e nas escolas. Essa semana foi fundamental para mostrar para os adolescentes que estamos sempre de portas abertas para tirar todas as dúvidas relacionadas ao assunto”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

De acordo com dados da SEMS, em 2021, o índice de gravidez na adolescência foi de 19,70%. Em 2022, o índice caiu para 14,84% e, em 2023, foi de 14,76%. A redução se deve ao excelente trabalho realizado pela saúde em Penedo, que mantem os jovens bem informados.

Assessoria SEMS