Prefeitura de Penedo expõe boas práticas de gestão na Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes

Penedo integra o seleto grupo de 28 municípios que contribuem para a formação da primeira rede brasileira de DTIs junto ao MTur, BID e Sebrae

A Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), participa da Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (FIDI), evento que acontece em Curitiba-PR e é organizado pela empresa Cidades do Futuro, cuja proposta principal é compartilhar experiências e conhecimentos acerca do modelo DTI.

A FIDI é uma grande oportunidade para trocar e divulgar experiências com representantes de outros municípios e reúne profissionais, empresas, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e gestores públicos de turismo e tecnologia do Brasil e da Ibero-América.

Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa, representa a Prefeitura de Penedo, apresentando o projeto Destino Penedo Acessível, que se enquadra nos eixos de Inovação e Acessibilidade dos DTIs expostos na feira internacional.

O projeto do Destino Penedo tem o objetivo de possibilitar, através de QR Codes instalados nos pontos turísticos, que pessoas com deficiência auditiva possam conhecer e mergulhar na história da cidade.

“Pela primeira vez, Penedo expõe os seus projetos voltados à acessibilidade no turismo na Feira Internacional de DTI, e mostra para todo o Brasil e para dezenas de países que é um destino turístico inclusivo, que atua para implementar as melhores práticas de gestão no turismo. Da mesma forma, o intercâmbio com outros territórios do mundo, sem dúvidas, vai contribuir para trazer ao município o que há de melhor em projetos de inteligência”, afirma Jair Galvão.

Oficina Rede DTI Brasil

O secretário Jair Galvão também participou da Oficina Rede DTI Brasil, ao lado de representantes do Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos estados e municípios selecionados no programa de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).

O principal objetivo do encontro foi trocar experiências e desenvolver a criação da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes nos moldes da Rede Ibero-americana DTI, instituída por cidades e instituições do Peru, Colômbia, Argentina e Brasil.

“Penedo tem o privilégio de participar do grupo de trabalho que está desenvolvendo a primeira rede brasileira de DTI. Isso coloca o município próximo das grandes referências nacionais em gestão turística e o aproxima das grandes instituições que apoiam projetos de desenvolvimento turístico, a exemplo do MTur, Sebrae Nacional e BID. Além disso, a possibilidade de engajamento junto a rede Ibero-americana de DTIs, mais uma vez, insere Penedo na agenda do desenvolvimento mundial”, ressalta o gestor da SETUREC.

Por Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUREC