De forma inédita, Jornada Pedagógica prioriza orientação específica para públicos diferentes da Semed Penedo

Alfabetizar uma criança exige o uso de práticas pedagógicas diferentes do letramento para adultos. Da mesma forma, é necessário utilizar abordagens diferenciadas para estudantes dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental, das turmas da EJA e para atender estudantes da Educação Especial.

Com tantas diferenças nas escolas da Prefeitura de Penedo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inovou na edição 2024 da Jornada Pedagógica, apresentando temas específicos para professores de cada modalidade ou etapa.

Os trabalhos abertos na segunda-feira, 05, priorizam conteúdos direcionados para docentes do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

“Este ano, de forma inédita, nós temos várias conferências dentro da jornada e a cada dia para duas modalidades ou etapas, acontecendo em simultâneo, para que os professores daquela modalidade, daquela etapa, dialoguem, reflitam, troquem experiências com formadores e conferencistas”, pontua Keith Guimarães, Coordenadora Pedagógica da Semed Penedo.

A Jornada Pedagógica 2024 também observa aspectos distintos da mesma modalidade, a exemplo do planejamento para turmas da EJA da cidade e da zona rural. Além da metodologia da Educação para Jovens e Adultos, o processo de ensino/aprendizagem precisa considerar a realidade local, como ensina Paulo Freire (1921-1997), educador brasileiro referência mundial em pedagogia da educação.

“A jornada tem esse papel de direcionar o fazer pedagógico na nossa rede, inclusive com uma discussão muito pertinente que iniciamos no ano passado, que é a transição dos anos finais para os anos finais. O aluno sai do Ensino Fundamental 1, com um professor só, e vai para os anos finais, quando terá nove professores, cada um por área do conhecimento, em uma faixa etária que é a adolescência, caracterizada por várias interrogações. Então, o currículo dos anos finais vai ter um olhar voltado para essa transição também”, acrescenta Keith Guimarães sobre mais um trabalho inovador da Semed Penedo.

SECOM Penedo

Texto Fernando Vinícius