Prefeitura de Penedo apresenta plano de ação da Lei Paulo Gustavo para agentes culturais

A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) apresentou o plano de ação da Lei Paulo Gustavo para trabalhadores do setor audiovisual e agentes culturais que atuam em Penedo durante encontro realizado na noite desta segunda-feira, 10.

A convocação reuniu mais de 50 pessoas no auditório da Casa de Aposentadoria, onde a Secretária Teresa Machado expôs como a iniciativa lançada do governo federal para atenuar os prejuízos gerados pela pandemia de covid será aplicada em Penedo.

O Fundo Nacional de Cultura destinou R$ 578.450,95 para o município, sendo 70% desse valor para o setor audiovisual (R$ 404.915,67) e 30% para os demais segmentos (R$ 173.535,28), proporção estabelecida na lei federal.

Dúvidas sobre quem poderá ter acesso e como serão os procedimentos pontuaram o diálogo da gestora da SEMCLEJ com o público durante cerca de três horas, com diversas intervenções dos agentes culturais.

A participação democrática de todos os segmentos da economia criativa e da cultura penedense será aprofundada em dois grupos de trabalho: um para o setor audiovisual e o outro para os demais segmentos, ficando a critério de cada um a participação no respectivo grupo de trabalho, informada na lista de presença da reunião.

E para facilitar o processo de orientação e adequação dos interessados às exigências da Lei Paulo Gustavo, a SEMCLEJ contratou a empresa Strategio, representada no debate por Rafael Arley e Évio Jorge.

O encontro também contou com a participação da Superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura da Secult Alagoas, Natália Teles. Ela informou que o estado recebeu R$ 43.923.439,26 da Lei Paulo Gustavo e que os interessados devem encaminhar seus projetos para o e-mail lpg.alagoas@gmail.com

Texto Fernando Vinícius

Fotos Kamylla Feitosa