Primeira edição da Jornada Criativa de Penedo é realizada no Centro de Convenções

Assessoria SETUR

A cidade de Penedo sediou a primeira edição da Jornada Criativa de Penedo na última sexta-feira, 31, evento que teve o objetivo de disseminar conhecimento técnico acerca da Economia Criativa através dos convidados e palestrantes.

O auditório do Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto ficou lotado e contou com a presença do Prefeito Ronaldo Lopes, do Secretário de Turismo Jair Galvão, da Secretária de Cultura Teresa Machado, pessoas que trabalham no setor criativo, interessados no assunto, estudantes da rede pública e população em geral.

A 1ª Jornada Criativa de Penedo trouxe palestrantes de renome nacional, a exemplo de Eduardo Barroso, designer, ilustrador e especialista na Rede Mundial de Cidades Criativas; Raquel Pellegrini, jornalista, pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual e chefe do Departamento de Cinema da Secretaria de Cultura de Santos-SP; Luiz Alberto Machado, economista pós-graduado pela Universidade Mackenzie e autor do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa; Joaquim Cartaxo, arquiteto, urbanista e diretor superintendente do Sebrae Ceará; Elder Maia, doutor em Sociologia, especialista em Economia Criativa e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que realizou uma pesquisa inédita em todo o Brasil sobre o dimensionamento da Economia Criativa no país e no mundo, com destaque para o audiovisual como determinante nas relações de fomento ao setor.

Para Jair Galvão, Secretário de Turismo de Penedo, foi um momento importante, de troca de experiências e conhecimento.

“Durante todo o evento, os presentes puderam compartilhar informações relevantes de perguntas e disseminação de um conhecimento fundamental desse setor escolhido pela Prefeitura de Penedo para o desenvolvimento econômico do município”, explicou o gestor da SETUR.

“A Jornada Criativa de Penedo é um passo fundamental e essencial para a discussão e o desenvolvimento da Economia Criativa do município, e vai movimentar, também, todas as áreas do segmento. Penedo, por sua natureza, já tem uma característica muito forte de ser uma cidade criativa”, disse Raquel Pellegrini, chefe do Departamento de Cinema da Secretaria de Cultura de Santos.

“É um passo importante e significativo para a formalização e apresentação da candidatura de Penedo à Rede Mundial de Cidades Criativas, da UNESCO. Acreditamos muito na candidatura, na força da criatividade, da riqueza histórica, cultural, arquitetônica e cinematográfica de Penedo. Sem dúvida, será um feito extraordinário para o estado de Alagoas”, disse Elder Maia, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Durante o evento, os trabalhos dos fotógrafos penedenses James Dantas, Kamylla Feitosa, Bruno Vieira e Matheus Santos foram expostos, além de materiais exclusivos do Circuito Penedo de Cinema e as artes do Seu Artesão e do Encantarte Ateliê.

Por Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUR