Avaliação do Ministério da Saúde comprova avanços no governo Ronaldo Lopes

Quase 100% dos indicadores do Previne Brasil apresentam evolução positiva

Secom PMP

Matéria atualizada às 14h40 de quarta-feira, 05 de outubro

Os serviços prestados à população de Penedo melhoraram em praticamente todos os aspectos que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) durante o governo Ronaldo Lopes.

Os avanços consolidados no Previne Brasil estão no comparativo de dados entre o último quadrimestre de 2020 e o balanço dos primeiros 4 meses de 2022, período especificado pelo Ministério da Saúde.

Um dos aspectos mais relevantes diz respeito ao acompanhamento de mulheres no pré-natal, considerando a realização de pelo menos seis consultas até a 12ª semana de gestação.

A princípio, os dados apresentados nesta notícia foram relatados de forma equivocada. Ao invés de números absolutos, são percentuais obtidos em relação às metas do Ministério da Saúde. Segue abaixo a redação atualizada.

Pré-natal

Enquanto 43% das pacientes foram atendidas nos postos de saúde de Penedo no último quadrimestre de 2020, a assistência da SEMS chegou para 70% das mulheres no período pré-natal durante o primeiro quadrimestre deste ano na assistência que precisa ser feita para, pelo menos, 45% das gestantes.

Saúde bucal

A saúde bucal de mulheres grávidas também evoluiu em Penedo, com pelo menos uma consulta realizada a cada 3 meses na rede básica da SEMS, passando de 49% no último quadrimestre de 2020 para 91% durante os primeiros quatro meses do ano em curso no indicador que prevê o atendimento de, no mínimo, 60% das gestantes.

Citologia

O exame preventivo de citologia também avançou nos postos de saúde de Penedo. A cobertura que precisa atender pelo menos 40% das mulheres com idade entre 25 a 64 anos que utilizam as unidades básicas de saúde saltou de 41% no final de 2020 para 49% até o final de abril deste ano.

O Previne Brasil avalia ainda o diagnóstico de sífilis e HIV em gestantes, exames em hipertensos e diabéticos e a vacinação contra  a poliomielite e aplicação da pentavalente em crianças de zero a um ano de idade.

Previne Brasil

O balanço geral dos indicadores gera um dado que sintetiza o Previne Brasil nos municípios, sendo que a Secretaria de Saúde de Penedo evoluiu de 7,5 no encerramento de 2020 para 9,3 no final do primeiro quadrimestre de 2022.

A escala de valores que vai de zero a dez coloca Penedo com o melhor índice entre todos os municípios com mais de 60 mil habitantes de Alagoas.

Por tudo isso, na próxima quinta-feira, 06, Penedo recebe a visita do Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e do Coordenador Geral de Populações Específicas, Leopoldo Neto.

Os representantes do Ministério da Saúde visitarão a UBS Gabriel 04 a partir das 8 horas e depois participam de evento no Theatro Sete de Setembro, ainda no período da manhã.

Texto – Fernando Vinícius