Cursos qualificam jovens de Penedo para trabalhos no setor turístico

Além de aulas teóricas, estudantes selecionados contarão com aulas práticas e visitas técnicas

 Secom PMP com Assessoria Setur

O projeto desenvolvido em Penedo de capacitação profissional em áreas do setor turístico, com oferta gratuita de cursos e respectivo certificado, prepara a mão de obra local para atuar no mercado gerador de emprego e renda.

O trabalho que visa qualificar a população penedense envolve o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), a Secretaria do Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura de Penedo, esta por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (Sedecin).

O curso de Noções Básicas de Recepção acontece no prédio do auditório da Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular. Lá, os inscritos são instruídos sobre assuntos como Conceitos de Hotelaria e Recepção, Formas de Check in e Check out, termos técnicos e também aprendem por meio de simulados e dinâmicas.

Além das aulas teóricas, haverá visitas técnicas, com atividades práticas nos equipamentos hoteleiros de Penedo. Já na sede do Sebrae Penedo, acontecem as aulas de Primeiro Socorros e Combate a Incêndio.

O curso inclui noções a respeito do que é o fogo e seus eventos, como manusear um extintor, rotas de fuga, utilização de hidrante e conhecimentos sobre suporte básico de vida, com exercícios de compressão cardíaca e imobilização.

Os cursos Noções Básicas de Garçom, Noções Básicas de Camareira, Oficina de Inclusão no Mercado de Trabalho, Noções Básicas e Boas Práticas no Serviço de Alimentação e Atendimento ao Cliente acontecem até o dia 21 de setembro, conforme calendário estabelecido.

“Quanto mais nossos profissionais são capacitados e têm seus conhecimentos atualizados, mais o nosso setor turístico avança. E é isso que todos nós queremos, fortalecer e desenvolver ainda mais o turismo na cidade de Penedo”, afirma Jair Galvão, Secretário de Turismo de Penedo.

Após a conclusão dos cursos, o currículo de todos os participantes será divulgado no banco de dados de profissionais de turismo do SINDHAL, a fim de atender aos associados que procuram por profissionais capacitados.

Texto Thaciana Lima – jornalista e social media Setur Penedo

Edição Secom PMP