Governo Federal envia membros da Defesa Civil Nacional para Penedo

Técnicos declararam que a cidade penedense está entra as mais afetadas pelas chuvas

SECOM/PMP

Secretários e coordenador da Defesa Civil Municipal, acompanham equipe do Governo Federal. Foto: Fellype Cavalcante (SECOM/PMP)

Representantes da Defesa Civil Nacional estiveram em Penedo no sábado, 28, para conhecer de perto os estragos ocasionados pela tempestade que atingiu o município durante a semana, principalmente entre terça e quarta-feira.

Acompanhados por integrantes do primeiro escalão do governo Ronaldo Lopes, a comitiva do órgão federal passou informações para Defesa Civil Municipal sobre algumas situações, principalmente sobre como receber recursos da União direcionados às vítimas da calamidade pública e reconstrução dos danos causados pelas chuvas.

“Estou aqui no município de Penedo para fazer uma orientação a respeito das possibilidades de apoio do Governo Federal, não só da Defesa Civil, mas como de outras pastas. Durante essa visita, nós vamos em áreas que foram atingidas, estamos orientado a equipe da prefeitura sobre os dados que precisamos e sobre as possibilidades de apoio do Governo Federal”, disse Leno Rodrigues, Coordenador Geral de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil Nacional.

Bairro Santo Antônio, um dos mais atingidos pelas chuvas. Foto: Fellype Cavalcante (SECOM/PMP)

Dentre algumas áreas atingidas, a concentração da visita técnica aconteceu mais no bairro Santo Antônio, mais conhecido como Barro Vermelho, área mais afetada pelas fortes chuvas dentro da cidade de Penedo.

A comiitiva da Defesa Civil Nacional inspecionou o local onde casas desabaram, com todas as famílias acolhidas pela Prefeitura de Penedo, e orientou sobre medidas relacionadas com áreas de risco.

Ao percorrer um dos bairros mais antigos da cidade ribeirinha, algumas pessoas começaram a elogiar o trabalho da gestão Penedo Crescendo Com Seu Povo, sempre frisando a assistência dada, mostrando preocupação com as consequencias das chuvas.

A agenda de trabalho do dia teve ainda uma reunião entre os representantes da Defesa Civil Nacional com o Secretário de Comunicação, Kim Emmanuel; Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Rafael Ferreira; Coordenador da Defesa Civil Municipal, Geraldo Sabino; Secretário de Serviços Públicos, Ivo Costa, além de técnicos da Prefeitura de Penedo.

Os procedimentos a serem adotados para informar oficialmente ao Governo Federal sobre o desastre foram atualizados, além do treinamento para preenchimento e envio do formulário com o levantamento completo dos danos causados no município, zonas urbana e rural.

Uma reunião online acontecerá nesta segunda-feira, 30, onde diversos representantes de cidades atingidas pelas chuvas em Alagoas poderão se comunicar com outros membros da Defesa Civil Nacional, e lá tomarem toda ciência dos procedimentos necessários para iniciarem a recuperação de toda infraestrutura perdida pela tragédia.

Fotos e Vídeo: Fellype Cavalcante – SECOM/PMP