Mais de duas mil crianças já estão vacinadas contra Covid-19 em Penedo

Secretaria Municipal de Saúde também registra aumento de procura por primeira dose

Decom PMP

O combate ao coronavírus em Penedo está mostrando que a população entende a eficácia da vacina para se proteger contra a Covid-19. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde registra mais de duas mil crianças vacinadas e aumento de procura entre adultos para iniciar o esquema vacinal.

Com menos de 15 dias do início da imunização em meninos e meninas de 5 a 11 anos de idade sem qualquer tipo de restrição prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), 2.088 crianças já receberam a primeira dose (D1) até o último sábado, 12.

O público alvo dessa faixa etária em Penedo é formado por 6.827 crianças, sendo que a vacina pediátrica está disponível apenas na Central que funciona no ginásio da Escola Estadual Professor Ernani Méro, de segunda à sábado, das 8h às 16 horas.

Pai, mãe ou responsável pela criança não precisa assinar termo de autorização se estiver acompanhando o filho ou filha no ato da vacina. Basta preencher a ficha de cadastro, apresentando RG e comprovante de residência junto com a certidão de nascimento, caderneta de vacina e cartão SUS ou CPF da criança.

Adolescentes

Em relação ao público da faixa etária de 12 a 17 anos de idade, a SEMS Penedo já administrou pelo menos a primeira dose do imunizante em 4.742 adolescentes do total estimado em 6.380, conforme dados do e-SUS sobre a população penedense.

Adultos

A melhor defesa contra o coronavírus também avança entre os adultos, com 38.461 pessoas vacinadas entre os 45.767 penedenses com 18 anos ou mais, percentual que volta a crescer, conforme registro de aumento de aplicação da primeira dose.

Nos dois últimos dias da campanha de vacinação em Penedo (sexta, 11 e sábado, 12), mais de cem D1 foram administradas pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo 143 na sexta-feira e 101 no sábado.

De forma geral, somando D1, D2 e dose de reforço, 94.055 imunizantes foram aplicados na população de Penedo por meio da campanha com dois locais fixos de vacina (ginásio da Escola Ernani Méro e Theatro Sete de Setembro).

Texto – Fernando Vinícius/Decom PMP