SEMARH Penedo está autorizada para realizar licenciamento ambiental

Avanço oficializado pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas (CEPRAM)

Os investimentos da Prefeitura de Penedo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) tornaram o setor apto para realizar procedimentos relacionados com o licenciamento ambiental para empreendimentos no município.

A autorização foi oficializada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas (CEPRAM) durante reunião realizada no início da semana, em Maceió, atendendo solicitação da Prefeitura de Penedo para descentralização ambiental e estabelecimento de tipologias, conforme prevê a Lei Complementar nº 140/2011 e a Resolução CEPRAM nº 99/2014.

O avanço aproxima o serviço da população penedense no setor melhor estruturado para desenvolver suas atividades por meio de equipe técnica qualificada, condições que habilitaram a SEMARH Penedo aos processos que precisariam ser analisados pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), órgão ambiental do Governo de Alagoas.

“A importância dessa conquista da gestão do Prefeito Ronaldo Lopes é que o município vai ter mais ações e atuação na proteção ao meio ambiente, ampliando a orientação e a fiscalização da nossa secretaria, desde o comércio até atividades como extração mineral e outras tipologias”, explica Gustavo Alencar, gestor da SEMARH Penedo.

A pasta também fica responsável por informar sobre a obrigatoriedade do licenciamento ambiental, exigência legal prevista conforme as características de cada empreendimento.

Texto Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP