Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha contra dengue no Bairro Santa Luzia em Penedo

DECOM PMP

Acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti, além de informar a população sobre os riscos de deixar água parada ou utensílios abandonados que possam se tornar um criadouro de larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

É com esse propósito que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo promove campanhas de conscientização para a população e também o recolhimento de objetos que possam se tornar um foco de larvas do mosquito da dengue.

Neste sábado (29), teve início uma ação que tem a frente os agentes de saúde da pasta. Com a equipe da SEMS passando de casa em casa no Bairro Santa Luzia e informando sobre os riscos da agua parada, sobretudo no período chuvoso.

O bairro Santa Luzia é a localidade em Penedo com o maior número de notificações de pessoas doentes, atingidas por essas enfermidades provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante esse trabalho, um caminhão foi disponibilizado para o recolhimento de materiais a serem descartados, como vasos estragados, tanques quebrados, garrafas e utensílios domésticos inutilizados, acabando com prováveis focos do mosquito.

Além disso, também foram encontradas larvas do mosquito da dengue já em desenvolvimento, sendo as mesmas eliminadas, por meio da aplicação de inseticida utilizado para por fim a esses criadouros.

Campanha contra o Aedes aegypti

De acordo com Rogério Onofre, Supervisor de Edemias  da SEMS, o trabalho teve início no Bairro Santa Luzia pelo grande número de pessoas doentes com sintomas de dengue, entre outras doenças provocadas por esse mosquito, o que chamou atenção da Secretaria de Saúde.

Ele alerta a população que as doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, podem matar e também causar sequelas nas pessoas, a exemplo da microcefalia, provocada pelo zika vírus em crianças durante a fase de gestação.

Também destaca o perigo que representa os quintais abandonados, bicas e calhas dos telhados, que devem ser limpos regularmente.

“Se na sua residência tem foco do mosquito da dengue algo está errado, a limpeza não tem sido feita corretamente”, acrescentou Rogério Onofre.

Para Jamila Peixoto, Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde da SEMS, é preciso ficar atento a qualquer objeto abandonado que possa acumular agua parada.

“Ao realizar esse trabalho percebemos diversos objetos que podem se tornar focos do mosquito, a exemplo de utensílios domésticos  abandonados, que ao acumular água parada podem reproduzir o mosquito transmissor dessas doenças, causado pelo período chuvoso que leva ao desenvolvimento de larvas do Aedes aegypti“, explica Jamila Peixoto.

Acompanhamento

Uma das residências visitadas no Bairro Santa Luzia foi a da Fisioterapeuta Maiara Caroline Rodrigues Carvalho, moradora da Rua Campo do Vasco.

Os agentes de saúde explicaram para ela a necessidade de limpar constantemente o quintal de sua casa, incluindo a vasilha em que se coloca água para seu animal de estimação. Essa limpeza deve ser feita duas vezes por semana.

“Muito bom esse trabalho da Secretaria de Saúde porque ajuda a população, passando nas residências e fornecendo as informações necessárias para realizar o combate do mosquito transmissor, nos orientando e recolhendo coisas que as pessoas já deveriam ter realizado o descarte correto, acabando assim com prováveis focos do mosquito Aedes aegypti”, afirmou Maiara Caroline.

O trabalho de conscientização e recolhimento de objetos prosseguirá na segunda-feira (31), no Bairro Santa Isabel e na comunidade de Vila Matias.

Para evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue, a Prefeitura de Penedo também realiza o recolhimento de pneus em borracharias, evitando assim o descarte irregular nas vias públicas ou em terrenos baldios.

Por: Thiago Sobral- jornalista Decom PMP

Foto: Deywsson Duarte- fotógrafo Decom PMP