SEMED Penedo comemora Semana Mundial Dedicada à Brincadeira Infantil

DECOM PMP

A brincadeira é a forma da criança vivenciar o mundo, de compreendê-lo e reinventá-lo. É uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança de tomar decisões, se expressar e ampliar seu conhecimento por meio das relações que estabelece.

A Semana Mundial do Brincar, comemorada anualmente de 22 a 30 de maio, tem seu dia D em 28 de Maio, Dia Internacional de Brincar.

A criação dessa semana mundial visa lembrar o quanto é necessário garantir uma infância com muitas brincadeiras para as crianças, uma vez que os benefícios desses momentos são muito importantes para o desenvolvimento infantil.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura de Penedo, dentro dessa perspectiva, as professoras da educação infantil da rede municipal têm oferecido propostas de brincadeiras dentro de uma intencionalidade pedagógica.

O objetivo é garantir as crianças dessa etapa um desenvolvimento integral, onde ela possa explorar, descobrir e construir seu conhecimento por iniciativa própria através dos estímulos oferecidos por suas professoras.

Para a Secretária Municipal de Educação, Cíntya Alves, mesmo em tempo de pandemia, as professoras têm conseguido ótimos resultados com o trabalho de orientação às famílias, parceria que se estreitou desde o início das aulas on-line, sendo que o vínculo da família, criança e a escola não se perdeu, ao contrário, foi fortalecido.

“O brincar tem seu valor cada vez mais reconhecido pelos cientistas. O mundo da imaginação abre, para os pequenos, um portal de possibilidades e experimentações. E dessa forma eles adquirem habilidades que levarão para o resto da vida”, afirmou a Secretária Municipal de Educação.

Por: Thiago Sobral- jornalista Decom (PMP) com Assessoria SEMED