Busto do Comendador Manoel Peixoto é restaurado pela Prefeitura de Penedo

Trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura recupera monumentos

Matéria atualizada às 11h50

Um dos impulsionadores do desenvolvimento de Penedo e da região do Baixo São Francisco volta a ocupar lugar de destaque na cidade que o acolheu. Representado em um busto, o Comendador Manoel da Silva Peixoto observa Penedo do alto de sua importância.

Devidamente restaurado, o monumento foi devolvido à visitação pública pela Prefeitura de Penedo, trabalho de recuperação e preservação do acervo histórico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura.

O busto do comendador havia sido vandalizado e teve sua placa roubada, indicação refeita conforme a original, mantendo inclusive a grafia que informa: Homenagem ao Comendador Peixoto do Commercio e Industria de Penedo.

A peça em bronze foi reinstalada na praça situada nas imediações do porto ribeirinho, local que leva o nome do empreendedor e pai de José da Silva Peixoto, empresário que fundou indústrias na região e instalou, em 1959, o mais moderno cineteatro do Nordeste brasileiro da época, espaço cultural anexo ao Hotel São Francisco, projetos imponentes de arquitetura modernista.

O Cine São Francisco está em processo de finalização para ser o Centro de Convenções de Penedo, mais um investimento que visa alavancar o turismo de negócios e eventos.

Em paralelo, a Prefeitura de Penedo e o Iphan Alagoas revitalizam atrativos históricos, inclusive com nova iluminação. Já o trabalho de recuperação dos monumentos é feito com recursos próprios, por iniciativa do governo Crescendo Com Seu Povo.

Veja mais sobre o assunto:

Secretaria de Cultura de Penedo recupera patrimônio histórico

Texto Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP