Saúde da Mulher recebe ações específicas da Secretaria de Saúde de Penedo

Trabalho realizado na rede básica prioriza informação, atendimento e prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Penedo desenvolveu ações especiais para mulheres penedenses nas Unidades Básicas de Saúde, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Foram ofertados serviços de prevenção do câncer de colo de útero, de mama e de boca, educação em saúde, atendimento médico, consulta de enfermagem, odontológica e realização de teste rápido e citologia.

A ação foi idealizada pela Coordenação da Atenção Básica, que buscou também trabalhar temas como “Violência Contra a Mulher” e “Valorização da Mulher” em palestras nas próprias unidades.

Toda a organização da ação precisou passar por ajustes, para obedecer às novas normas e medidas do decreto estadual e do protocolo municipal para prevenção do COVID-19.

Monike Souza, coordenadora da Atenção Básica da SEMS Penedo, disse que o foco da ação é o cuidado integral da saúde da mulher, enfatizando a importância da prevenção do câncer de colo de útero, de mama e de boca.

“Através dessas ações de busca ativa conseguiremos captar precocemente os casos existentes, para dar seguimento aos cuidados necessários”, enfatizou.

Texto – Aline Braz (assessoria Secretaria Municipal de Saúde)