Secretaria de Saúde de Penedo aproxima serviços da população

Assistência disponível na rede básica é ampliada para comunidades

Moradores do Alto da Pólvora receberam nesta sexta-feira, 26, serviços promovidos pela Secretaria de Saúde de Penedo. A comunidade situada no bairro Santo Antônio, popular Barro Vermelho, é a primeira localidade assistida pelo trabalho de busca ativa e orientação.

O trabalho ofertado na área de difícil acesso foi disponibilizado em local próximo dos moradores, observando os cuidados relacionados com a pandemia da Covid-19.

Orientação sobre saúde bucal e escovação dividiu o mesmo espaço provisório para a realização de testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

Médico, enfermeiras e equipe técnica fizeram o atendimento descentralizado que é regularmente disponível na unidade do bairro, posto localizado ao lado da antiga escola Douglas Apratto Tenório.

Secretaria de Saúde de Penedo aproxima serviços da população

Testes rápidos

Sobre os testes rápidos, quando há diagnóstico positivo de hepatite ou sífilis, a confirmação depende ainda de exame ofertado no laboratório municipal da Prefeitura de Penedo, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Costa Tenório.

Já o teste de HIV tem resultado conclusivo imediato, sendo que a informação ao paciente acontece de forma reservada, no ambiente da unidade de saúde e apresentada por profissional médico e enfermeiro.

Alessandra Tenório acrescenta que toda a assistência para pessoas com HIV é promovida pelo SUS, em Maceió, com transporte e acompanhamento do caso pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

A coordenadora destaca a necessidade do diagnóstico precoce para a realização do tratamento para a doença que, em seu estado avançado, não tem mais controle e causa óbito.

O trabalho de busca ativa e atendimento descentralizado segue programação da SEMS, com divulgação em sua rede social e também nos perfis oficiais da Prefeitura de Penedo.

O governo Ronaldo Lopes/João Lucas também aproxima da população serviços de responsabilidade da administração municipal na área da educação. O trabalho que visa incluir estudantes na rede ensino é o objetivo da campanha Fora da Escola Não Pode!

Texto e fotos Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP