Secretários municipais de Penedo participam de visita técnica à estrutura modelo de gestão de resíduos sólidos

Visita secretários municipais a estrutura modelo em São Luís-MA

Os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Serviços Públicos de Penedo, Gustavo Freitas e Ivo Costa, respectivamente, fizeram visita técnica à uma estrutura modelo de tratamento e destinação de resíduos sólidos.

A visita ao local que funciona em São Luís, capital do estado do Maranhão, teve o objetivo de conhecer o funcionamento da estrutura para estudo de sua implantação em Penedo, conhecendo as soluções adotadas para medidas de controle dos resíduos sólido.

Além disso, a visita técnica teve o objetivo de capacitar os gestores de pastas da Prefeitura de Penedo nas soluções que trarão benefícios para a população e ao meio ambiente, que passará a sofrer menos com a destinação incorreta de resíduos sólidos.

Entre os locais visitados estão os ‘ecopontos’ de São Luís, locais específicos destinados ao descarte correto de materiais reutilizáveis, a exemplo de entulhos de construção civil, restos de poda, madeira, vidro, plástico e papelão.

A partir desses ecopontos, os diversos materiais são encaminhados para reciclagem.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Penedo Gustavo Freitas, a visita a essa estrutura modelo existente em São Luís do Maranhão teve um papel fundamental para implantação de novas soluções para a cidade de Penedo.

Visita secretários municipais a estrutura modelo em São Luís-MA

O gestor do Meio Ambiente também destacou como medida já adotada pelo município a nova estação de transbordo que está sendo implantada pela gestão Ronaldo Lopes/ João Lucas.

Outra solução estudada pela pasta é a criação de ecopontos em Penedo, medida que visa resolver a questão dos pontos irregulares de lixo, inclusive lixo doméstico, quando a medida correta é colocar o lixo no horário próximo da passagem do caminhão coletor.

Visitas

A equipe da Prefeitura de Penedo também visitou o aterro sanitário de São Luís, local onde até o gás gerado pelos resíduos orgânicos é aproveitado, sendo destinado à geração de energia, assim como sua estação de transbordo, responsável por armazenar os resíduos sólidos não recicláveis para posterior envio ao aterro sanitário.

Os secretários também estiveram no Centro Ambiental Ribeira, antigo lixão a ‘céu aberto’ da capital maranhense que funcionou até julho de 2015 e foi transformado em local de descarte adequado de resíduos sólidos, incentivando a sustentabilidade, sendo inaugurado em dezembro de 2020.

De acordo com informações da Prefeitura de São Luís, o novo centro ambiental garante o aproveitamento de um terço de todo o resíduos gerados diariamente.

No local são reciclados até 10 toneladas por dia de diversos tipos de resíduos recicláveis como de papel, papelão, vidro, metal e plástico. Além de contar também com Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos e Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil.