SEMS Penedo inicia vacinação de idosos acamados

SEMS Penedo realiza campanha de vacinação contra Covid-19 (Foto Fernando Vinícius/Decom PMP)

Thiago Sobral-jornalista Decom (PMP)

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (28), o cronograma de vacinação contra Covid-19 para os idosos acima de 85 anos, que encontram-se acamados ou com problemas de locomoção que os impossibilitem de sair de suas residências. A vacinação tem início nesta sexta-feira (29).

De acordo com a Diretora de Epidemiologia e Vacinação da SEMS, Jamila Peixoto, essa solução foi adotada devido a dificuldade agendar o horário para vacinar os idosos acamados na Central de Vacinação, até mesmo por questões logísticas.

Dessa forma, as pessoas idosas foram mapeadas tanto na cidade, quanto na zona rural, para serem vacinadas em suas residências pelas equipes de vacinação da SEMS Penedo.

A identificação dos acamados ocorreu por meio das Unidades Básicas de Saúde, onde esse público é cadastrado por seus respectivos agentes de saúde. Sendo utilizados também as bases de dados da Farmácia Central e dos programas Redenção e Melhor Em Casa.

Cronograma

As equipes percorrerão as residências durante os turnos da manhã e tarde, começando pelos acamados que constam na base de dados das seguintes unidades: Gabriel, Gabriel 4, SESI, Raimundinho 08, Rosete Andrade e Santo Antônio.

Já na segunda-feira (1) é a vez dos acamados do Centro, José Edileno e Raimundinho 09, prosseguindo na terça-feira (2) com Ponta Mofina, Cohab, Capela, São José, e Oiteiro.

O trabalho será encerrado na quarta-feira (3), ocorrendo a vacinação dos idosos atendidos pelas UBSs: Palmeira Alta, Tabuleiro dos Negros, Santa Margarida e Cooperativa.