A Santa Casa de Misericórdia de Penedo decidiu homenagear o bispo diocesano Dom Valério Breda, cujo nome identifica a nova ala do Hospital Regional da instituição, setor com sete leitos de UTI e dezoito leitos clínicos.
A instalação da Unidade de Tratamento Intensivo e dos leitos de enfermaria era um sonho do ex-provedor da instituição filantrópica, conforme destacou o atual administrador da Diocese de Penedo, padre Daniel Nascimento, em entrevista à Rádio Penedo FM.
“Dom Valério lutou pela melhoria da qualidade da assistência da saúde durante praticamente os noves anos em que esteve à frente da Santa Casa de Penedo. A inauguração da UTI e o reconhecimento dos serviços prestados por ele é um março que ficará”, disse padre Daniel ao repórter Rafael Medeiros.
“O planejamento estratégico que traçamos cumpriremos à risca, como a obra da nossa UTI que devemos começar em setembro, ao lado desta que estamos inaugurando, uma UTI com 20 leitos”, destacou o vice-provedor da Santa Casa de Penedo, Eduardo Regueira, acrescentando que a instalação do centro de hemodiálise deve começar em julho, com projeção de concluir em dezembro.
Alta complexidade
Eduardo Regueira enaltece os investimentos da Santa Casa de Penedo para o nível da alta complexidade em saúde, “caminho sem volta” para a entidade com mais de 250 anos de serviços prestados para Penedo e região na entrevista concedida nesta terça-feira, 22.
Prestigiando a inauguração, o governador Renan Filho reafirmou o apoio institucional ao município e à entidade mantenedora de uma maternidade e do hospital referência em serviços do SUS, e particular, para Penedo e região, enaltecendo o papel de Dom Valério Breda.
“Entre todas as atribuições que ele tinha, a Santa Casa de Penedo sempre foi uma obstinação de Dom Valério”, afirmou o governador Renan Filho em seu discurso de inauguração, enaltecendo a atuação responsável do bispo diocesano com todas as esferas de governo e parlamentares alagoanos.
A primeira UTI de Penedo funcionará, a princípio, exclusivamente para atender pessoas infectadas por Covid-19. Passada a pandemia, a estrutura permanece no Hospital Regional, futuramente em novas instalações, conforme informou Eduardo Regueira.
Por Fernando Vinícius – Jornalista Decom PMP