O bispo diocese de Penedo, Dom Valério Breda, faleceu na manhã desta terça-feira, 16, na cidade de Maceió, em decorrência de complicações provocadas por um AVC. Em memória e respeito ao líder religioso, a Prefeitura de Penedo decreta luto por sete dias.
Italiano de nascimento, Dom Valério Breda tinha 75 anos e fez profissão religiosa na Congregação Salesiana a partir de 1962, sendo ordenado presbítero em junho de 1973, segundo nota divulgada pela CNBB.
No Brasil, Dom Valério trabalhou na paróquia da Matriz de Camaragibe (PE), entre 1983 e 1993, e também atuou como superior da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, sediada no Recife, entre 1993 e 1997, quando foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 30 de julho de 1997, já para a diocese de Penedo.
Dom Valério escolheu como lema “Caritas Christi Urget” (O amor de Cristo pede) e era presidente da Comissão Regional Pastoral Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 2 da CNBB.
DECRETO MUNICIPAL Nº 687, DE 16 DE JUNHO DE 2020.
Decreta luto oficial por 7 (sete) dias, no âmbito do Município de Penedo, em razão do falecimento de Dom Valério Breda, Bispo da Diocese de Penedo.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PENEDO, no uso das atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica do Município, e
CONSIDERANDO o luto que se abate sobre todo o povo desta cidade e especialmente sobre a comunidade católica alagoana, em razão do falecimento de Dom Valério Breda, Bispo da Diocese de Penedo;
CONSIDERANDO a memória fraterna deixada pela sua trajetória de ordenação episcopal, embalada pela prática do lema “Caritas Christi Urget” (O amor de Cristo pede);
D E C R E T A
Art. 1º – Fica decretado luto, a perdurar por sete dias, no âmbito de todo o Município de Penedo, em razão do falecimento de Dom Valério Breda, Bispo da Diocese de Penedo.
Art. 2º – Aos familiares, amigos e à comunidade católica penedense ficam prestadas as condolências e a solidariedade de toda a Administração Municipal.
Art. 3º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
PENEDO, Estado de Alagoas, aos dezesseis dias do mês de junho de dois mil e vinte, 384º anos de elevação à categoria de Vila.
MARCIUS BELTRÃO SIQUEIRA
Prefeito Municipal de Penedo-AL
Por Fernando Vinícius – Jornalista Decom PMP