Tendo como base a questão de tornar acessível à informática para crianças de 4 e 5 anos, no contexto escolar, a Semed criou o programa de informática educativa na educação infantil que atende as creches-escola do munícipio .
Seguindo o cronograma estipulado pela Secretaria de Educação, na ultima terça-feira (30) foi a vez dos alunos da Escola Municipal de educação infantil Denilma Bulhões, com a Presença da Secretária de Educação Cíntya Alves, Coordenadora da Educação Infantil Leonildes Rodrigues, Coordenador dos telecentros Aníbal Costa da Silva e a Superintendente de Gabinete da Semed Laudeci Melo.
Proporcionando a interação da criança com o computador de forma lúdica e como atrativo ao processo de ensino e aprendizagem, o projeto atendeu as crianças do Pré escolar 2, no primeiro semestre e atende atualmente as crianças do Pré escolar 1 no segundo semestre , das Creches escolas Prof. Lúcia Nogueira Moreira, Denilma Bulhões, Menino Jesus, Rosete Andrade, Vovó Judith.
Nesse contexto, cada creche visitará o Telecentro da Praça de Santa Luzia, uma vez a cada quinze dias, durante 8 meses, sempre acompanhados pela professora , auxiliar de sala e o apoio pedagógico, podendo ainda, contar com a parceria da família. As crianças deverão ser recebidas pelo profissional do tele centro que irá desenvolver as atividades propostas.
Com isso pretende-se tornar as criança conhecedoras do laboratório de informática e a partir dai, realizar diversas atividades como: Deixar a criança ter contato livre e direto com a máquina; manusear e reconhecendo as partes que compõem o computador, assim como as letras do teclado;
Outras atividades que as crianças aprenderem durante as aulas é escrever seu próprio nome e numerais no documento Word; visualizar vídeos de histórias no computador, além de desenhar livremente e também orientada pelos monitores.
O programa leva em consideração os pressupostos defendidos pelos especialistas Fortkamp e Raupp (1989, p. 63) e da obra Gobbi, Pólo, Schlickmann, Siota ( 2006) , na qual ele afirma que as crianças na atualidade consideram-se parte do “mundo moderno e letrado da informática”. Tendo a sensação de ser inteligente, e capaz de dominar a máquina.
Utilizando assim a informática educativa para que em todos os aspectos sejam desenvolvidos nas crianças desta faixa etária suas aptidões e conhecimentos com maior facilidade e ludicidade.
Thiago Sobral- Jornalista MTE/BA 2696 (Decom-PMP)