Semed oferece informática na educação infantil para crianças de 4 a 5 anos

Tendo como base a questão de tornar acessível à informática para crianças de 4 e 5 anos, no contexto escolar, a Semed criou o programa de informática educativa na educação infantil que atende as creches-escola do munícipio .

 Seguindo o cronograma estipulado pela Secretaria de Educação, na ultima terça-feira (30) foi a vez dos alunos da Escola Municipal de educação infantil Denilma Bulhões, com a Presença da Secretária de Educação Cíntya Alves, Coordenadora da Educação Infantil Leonildes Rodrigues, Coordenador dos telecentros Aníbal Costa da Silva e a Superintendente de Gabinete  da Semed  Laudeci  Melo.

 Proporcionando  a interação da  criança  com  o computador  de  forma lúdica e como atrativo ao processo de ensino e aprendizagem, o projeto atendeu as crianças do Pré escolar  2, no primeiro semestre e atende atualmente as crianças do Pré escolar 1 no segundo semestre , das Creches escolas  Prof. Lúcia Nogueira Moreira, Denilma Bulhões, Menino Jesus, Rosete Andrade, Vovó Judith.

Nesse contexto, cada creche visitará o Telecentro da Praça de Santa Luzia, uma vez a cada quinze dias, durante 8 meses, sempre acompanhados pela professora , auxiliar de sala e o apoio pedagógico, podendo ainda, contar com a parceria  da família. As crianças deverão  ser recebidas pelo profissional do tele centro  que irá desenvolver as atividades propostas.

Com isso pretende-se tornar as criança conhecedoras do laboratório de informática e a partir dai, realizar diversas atividades como: Deixar a criança ter contato livre e direto com a máquina; manusear e reconhecendo  as partes que compõem o computador, assim como as letras do teclado;

 Outras atividades que as crianças aprenderem durante as aulas é escrever  seu próprio nome e numerais no documento Word; visualizar vídeos de histórias no computador, além de desenhar livremente e  também orientada pelos monitores.

 O programa leva em consideração os pressupostos defendidos pelos especialistas Fortkamp e Raupp (1989, p. 63) e da obra Gobbi, Pólo, Schlickmann, Siota ( 2006) , na qual ele afirma que as crianças na atualidade  consideram-se parte do “mundo moderno e letrado da informática”. Tendo a sensação de ser inteligente, e capaz de dominar a máquina.

 Utilizando assim a informática educativa para que em todos os aspectos sejam desenvolvidos nas crianças desta faixa etária suas aptidões e conhecimentos com maior facilidade e ludicidade.

Thiago Sobral- Jornalista MTE/BA 2696 (Decom-PMP)