Aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, no Instituto Federal de Alagoas-IFAL, o I Ciclo de Palestras: Reflexões e perspectivas sobre a educação dos deficientes auditivos. O evento foi Idealizado pela Professora e Especialista no tema Josiane Santos e promovido pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, com diversas parcerias dentre elas da Prefeitura de Penedo por meio da Secretaria de Educação – SEMED, que disponibilizou intérpretes e a logística da alimentação.
As atividades foram realizadas em três turnos. No primeiro momento foram realizadas palestras para público ouvinte, surdos e interpretes. No segundo dia, ocorreram diversas oficinas a exemplo de fotografia e também para tradutores ou interpretes, que tiveram a participação desses profissionais e também dos deficientes auditivos.
Segundo a Coordenadora da Educação Especial da SEMED, Gleide Lima, essas oficinas abordando temas específicos enriquece a prática diária, proporcionando uma aquisição de novos conhecimentos e promovendo também a inclusão através de intercâmbio com surdos e intérpretes de outros estados.
“É muito importante apoiar ações tão relevantes como essas. foram momentos de troca de conhecimento e alargamento dos horizontes acerca da educação dos surdos e capacitação dos intérpretes. Em especial agradeço a Universidade Federal de Alagoas por mais uma parceria”. Destacou a Secretária de Educação Cintya Alves.